A empresária Jaciana Melquiades, da primeira loja de bonecas negras do BrasilDivulgação

Olá, meninas!

Imagina comprar um brinquedo, ou melhor, um boneco e se sentir reconhecido ou representado? Pois essa é a ideia do empreendimento que se tornou uma referência no país. A primeira loja de bonecas negras do Brasil, a Era Uma Vez O Mundo, fundada pela empresária Jaciana Melquiades. O espaço acaba de lançar uma coleção com bonecas de diversos tons de pele negra. O objetivo é destacar a diversidade e democratizar os brinquedos.

“Queremos naturalizar a existência de bonecas negras nas prateleiras, construir futuros possíveis nos quais crianças negras consigam se ver existindo e potentes. Tudo isso através de brinquedos e brincadeiras. Vamos trabalhar a diversidade que existe dentro da própria negritude. O colorismo ainda é uma pauta sensível e debatida com muitas divergências e desconhecimento sobre o assunto”, ressalta Jaciana Melquiades.

Tudo começou em 2017, sob o olhar atento da empreendedora sobre as desigualdades sociais e raciais e seu amor pela educação. A ideia da ‘Era uma vez o Mundo’ surgiu da necessidade de fazer atividades escolares de forma lúdica com crianças da Educação Infantil.

“No início os brinquedos davam conta das minhas atividades e depois das atividades de colegas de trabalho. Agora, chegam para mais de 20 estados brasileiros. Nosso papel é lutar pela democratização do acesso aos brinquedos representativos e educativos”, acredita ela.

O Brasil é composto em sua maioria pela população negra - cerca de 56% segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas os negros ainda são minorias nos cargos de poder e em muitos espaços do cotidiano. Neste sentido, representatividade segue sendo palavra de ordem na vida da empreendedora, que luta pelo combate ao racismo através da projeção de brinquedos que valorizam a estética negra e buscam o empoderamento das pessoas, sobretudo as crianças.

“Escolhemos pela transformação social através dos brinquedos e do diálogo. A gente sempre quer abrir diálogo e levar pautas importantes, sempre de forma lúdica, para dentro das casas”, finaliza Jaciana.
 
Vale lembrar que você pode me acompanhar por aqui e também no programa Vem Com a Gente, da Band Rio. Além das minhas redes sociais @gardeniacavalcanti