Além do prazer, orgasmo traz outros benefíciosDivulgação

Hoje, dia 31 de julho, é comemorado o Dia do Orgasmo. Vocês sabiam que os benefícios de atingir o clímax vão além do prazer sexual? A sensação é boa e todo mundo gosta! Principalmente quando o parceiro é uma pessoa especial. Mas apimentar o relacionamento e ter uma vida sexual ativa pode ajudar muito a melhor a saúde da mulher.

“Durante o orgasmo, há uma contração involuntária dos músculos do assoalho pélvico, das pernas e até dos braços. A respiração fica mais acelerada e ofegante e a mulher sente ondas de calor da ponta dos pés à cabeça”, explica o ginecologista e obstetra César Patez.

O orgasmo pode ser classificado de várias maneiras, sendo o mais comum e conhecido o clitoriano. Contudo, um dos principais desafios é, de fato, “chegar lá”. Por conta do tabu que ronda o orgasmo feminino, muitas mulheres nunca atingiram o ápice do sexo.

“Existe uma crença de que as mulheres têm mais dificuldade de chegar ao orgasmo do que os homens e é verdade, tanto por fatores culturais quanto por fatores psicossomáticos. As causas orgânicas podem envolver problemas como tabagismo, diabetes, endometriose, miomas, menopausa e outras”, explica o médico.

O especialista lista cinco vantagens do orgasmo para as mulheres que vão além do
prazer sexual. Confira!

Aliviar dores e tensões - Há estudos que apontam para o orgasmo como um analgésico. Seja por meio da masturbação, brincadeiras ou relações sexuais, um orgasmo pode liberar a pressão, permitindo que seu corpo relaxe e alivie dores e tensões.

Diminui o estresse - O orgasmo reduz a produção do hormônio natural do estresse pelo nosso corpo, o cortisol. Além disso, o estresse tende a diminuir pela estabilidade emocional que alcançamos durante a atividade sexual.

Melhora o sono - Quem diria que a insônia poderia ser solucionada com prazer, não é mesmo? O orgasmo é uma forma natural de incentivar nosso corpo e mente a descansar. Durante este período, seu corpo está liberando naturalmente o hormônio oxitocina. Além de outras funções, ele regula vários processos do cérebro, incluindo o sono.

Protege o coração - Um estudo do Instituto Nacional de Saúde dos EUA analisou os efeitos dos hormônios para a saúde feminina, principalmente entre aquelas na fase da menopausa. Os pesquisadores concluíram que as mulheres que faziam tratamento com estrogênio apresentaram riscos bem menores de doenças cardíacas. Como se sabe, o orgasmo eleva os níveis de estrogênio na mulher, sendo, portanto, comprovada a influência do sexo na redução de complicações cardíacas.

Fortalece a imunidade - Ter uma vida sexual ativa aumenta a quantidade de um anticorpo conhecido como Imunoglobulina A (IgA), responsável pela proteção do organismo de infecções, gripes e resfriados.


Alimentos que aumentam a libido
A nutricionista Alice Paiva, da clínica Slim Santé, revela os alimentos que aumentam a libido:
Chocolate 70% cacau - Quanto maior a porcentagem de cacau, mais haverá a estimulação de liberação de Serotonina neurotransmissor que proporciona a sensação de prazer, a feniletilamina também conhecida como "hormônio da paixão” e Alcaloide um estimulante que potencializa a libido.
Amendoim - O amendoim é rico em arginina, que participa da produção de óxido nítrico, um composto que está envolvido na vasodilatação sanguínea, estimulando apetite sexual, lubrificação e ereções dos órgãos sexuais.

Pimenta malagueta - Rica em capsaicina, substância que estimula os hormônios sexuais e promovem a dilatação dos vasos sanguíneos que presentes nos órgãos sexuais. Também estimula a liberação de serotonina, que aumenta a sensação de prazer.
BELEZA DA ALMA
“A autoestima é o maior adereço que uma mulher deve usar”.