Vacinação contra a gripe
Vacinação contra a gripeDivulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - A cidade da Baixada Fluminense começa na próxima segunda-feira (19/04) a campanha de vacinação contra a Gripe Influenza para os grupos prioritários, segundo determinação do Ministério da Saúde. Primeiramente, as vacinas foram distribuídas às unidades para a imunização dos trabalhadores da saúde que atuam na urgência e emergência dos hospitais. A primeira etapa da vacinação na cidade irá até o dia 11/05, contemplando crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas.

Em seguida, no período de 11/05 a 08/06, será a vez do grupo formado por idosos acima de 60 anos e professores. Na terceira etapa, que acontece entre 09/06 e 09/07, o público-alvo da imunização são pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte público, militares das forças armadas, pessoas privadas de liberdade, trabalhadores do sistema prisional, entre outros.
A expectativa da Prefeitura de Duque de Caxias é de que 315 mil pessoas sejam imunizadas contra a Gripe Influenza, até o final da campanha de vacinação.
Publicidade
Nesta primeira etapa (19/04 a 10/05), a vacinação contra a Gripe Influenza acontece nas seguintes unidades de saúde no município:

* CMSDC – Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias (R. General Gurjão, s/nº – Centro)
* CRAESM – Centro de Referência de Atenção Especializada à Saúde da Mulher (Rua 25 de Agosto, 1 – Xerém)
* Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra (Av. Automóvel Clube, nº 275)
* UPH Campos Elíseos (Av. Actura, nº 333)
* UPH Imbariê (Rua Santa Catarina, s/n)
* UPH Saracuruna (Av. Presidente Roosevelt, s/nº)
* UPH Pilar (Rua Carlos Alvear, s/nº)
* UPH Xerém (Av. Nóbrega Ribeiro, s/nº)
* UPH Parque Equitativa (Av. Automóvel Clube, s/nº)

A partir da terça-feira, 20/04, a vacina estará disponível também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS):
* UBS José Camilo dos Santos (Av. Vicente Celestino, 615 – Jardim Primavera)
* UBS Sarapuí (Av. Pelotas, s/nº)
* UBS Alaíde Cunha (Rua Castro Alves, s/nº – Copacabana)
* UBS Dr. José de Freitas (Praça José de Jesus – Vila Operária)
* UBS Dr. Antônio Granja (Rua General Moreira Sampaio – Parque Fluminense)
* UBS Barão do Amapá (Rua Andreia, s/nº)
Publicidade
Nova orientação
Desta vez, os idosos não serão os primeiros a serem vacinados porque, além da gripe, o Brasil está realizando a vacinação contra a Covid-19, priorizando as pessoas de mais idade, por serem grupo de risco de agravamento da doença. A mudança serviu para que a aplicação das doses de gripe e Covid-19 não ocorram de maneira simultânea, já que deve ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias, entre as duas imunizações, para garantir a eficácia das mesmas. Para quem estiver próximo de tomar a vacina contra Covid-19, a orientação é tomar, adiar a vacina da gripe, e aguardar o prazo de 14 dias recomendados pelo Ministério da Saúde.