Estado do Rio tem mais de 2,5 mil vagas de estágio e jovem aprendizReprodução

Duque de Caxias - A Baixada Fluminense abriu mais 2.687 novos postos de trabalho formais em junho deste ano, quase o dobro do saldo observado no mês de maio (+1.355) ao analisarmos, de forma agregada, todos os setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária). No acumulado do ano, o saldo foi de 8.408 contratações. A análise feita pela Firjan, a partir da plataforma Retratos Regionais, mostra ainda que Duque de Caxias possui o maior saldo positivo da região no acumulado de 2021 (+3.857).
A alta caxiense vem sendo puxada pelo setor de serviços, que contratou 743 pessoas em junho deste ano; seguido pela indústria e construção com 370 pessoas contratadas. Dentro do setor de serviços, a Alimentação foi quem mais contratou, seguida da construção.
Publicidade
“A indústria fluminense encerrou o semestre com as contratações em alta. Importante também destacar que já foram reabertas quase nove em cada dez vagas perdidas de março a junho de 2020. Considerando o ritmo de recuperação, é bastante provável que o estoque de trabalhadores industriais pré-pandemia seja recuperado nos próximos meses no estado”, ressalta Rodrigo Santiago, presidente do Conselho Empresarial de Economia da Firjan.
Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. A plataforma pode ser acessada através deste link: www.firjan.com.br/retratosregionais.