Estudo mostra mais eficácia contra variantes com vacinação completa Divulgação

Duque de Caxias - A Prefeitura de Duque de Caxias realiza nesta segunda-feira (23/08) vacinação contra Covid-19 para os adolescentes de 12 e 17 anos de idade com deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual) ou comorbidades. A vacinação com a primeira dose no município segue também para quem tem 18 anos ou mais e para gestantes, puérperas e lactantes. A segunda dose continua sendo aplicada para os faltosos das vacinas Coronavac, Astrazeneca e Pfizer

Confira quem pode e onde vacinar em Duque de Caxias nesta segunda-feira (23/08):

* Adolescentes de 12 a 17 anos com Deficiência Permanente (PCD) ou Comorbidades - A Prefeitura de Duque de Caxias, disponibilizará 16 pontos de vacinação para atender aos adolescentes de 12 a 17 anos. Para receber o imunizante é obrigatório estar acompanhado dos pais ou responsável legal e apresentar comprovante de residência, carteira de vacinação, documento de identidade com CPF e documento que comprove a comorbidade ou deficiência (laudo médico, exame ou receita). Para esses jovens será aplicado, exclusivamente, o imunizante da Pfizer que, até o momento, é a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. A vacinação acontece para pedestres, das 8h às 12 horas, nos seguintes locais:
- CER IV (Sarapuí)
- UPH Campos Elíseos
- UPH Equitativa
- UPH Imbariê
- UPH Pilar
- UPH Saracuruna
- UPH Xerém
- UBS Alaide Cunha
- UBS Antônio Granja
- UBS José Camilo
- ESF Jardim Gramacho
- ESF Centenário
- ESF Mangueirinha
- ESF Beira Mar
- ESF Vila São Luiz
- ESF Vila Operária

Confira a lista de comorbidades a serem consideradas para vacinação de adolescentes contra a Covid-19:
• Obesidade Grave (acima do percentil 97 ou escore Z acima de 2 desvios através das avaliações e curvas de crescimento)
• Pneumopatias Crônicas Graves (Asma)
• Hemoglobinopatia grave (doença falciforme)
• Doença neurológica crônica (paralisia cerebral)
• Diabete Mellitus
• Transtornos do espectro autista
• Síndrome de Down entre outras síndromes genéticas

* Primeira Dose para 18 anos ou mais – A vacinação acontece em 13 pontos, nos quatro distritos. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que é obrigatória a apresentação de comprovante de residência e documento de identificação com CPF e foto. A vacinação acontece para pedestres, a partir de 8 horas, nos seguintes locais:
Publicidade
- UPH Campos Elíseos
- UPH Equitativa
- UPH Pilar
- UPH Imbariê
- UPH Saracuruna
- UPH Xerém
- UBS José de Freitas
- UBS Sarapuí
- ESF Nova Campina
- ESF Parque Esperança
- ESF Trevo das Missões
- ESF Taquara
- ESF Parque Eldorado

* Primeira Dose para Gestantes, Puérperas e Lactantes - O município segue ainda com a aplicação da primeira dose para Gestantes, Puérperas e Lactantes, com idade acima de 18 anos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no CMSDC- Centro Municipal de Saúde (Av. General Gurjão – Centro) e no CRAESM de Xerém (Rua 25 de Agosto – Vila Santa Alice – Xerém). As gestantes e puérperas devem apresentar o laudo médico do obstetra. As lactantes devem apresentar comprovação. Nos três casos é obrigatória, ainda, a apresentação de documento de identificação com CPF e comprovante de residência.

* Segunda Dose de Coronavac, Astrazeneca e Pfizer– o município segue também com a vacinação para aqueles que não compareceram às convocações para receber a segunda dose, feitas pela Secretaria Municipal de Saúde. A segunda dose para faltosos acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no Centro Municipal de Saúde – CMSDC (Av. General Gurjão, Centro). No caso da vacina Pfizer, a “repescagem” vai contemplar quem não compareceu às convocações de segunda dose feitas nos dias 16 e 18/08. É obrigatória a apresentação do cartão de vacinação e documento de identificação com CPF.