Semana do Meio Ambiente em Duque de CaxiasDivulgação

Duque de Caxias - A Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal, promoveu a Semana do Meio Ambiente. Uma série de atividades marcaram a data com iniciativas voltadas para ações educativas, distribuição de mudas e feira de adoção. Foram dadas orientações também sobre o banco de ração, cadastro dos protetores, disk maus-tratos, adoção responsável e o castramóvel.
Semana do Meio Ambiente em Duque de Caxias - Divulgação
Semana do Meio Ambiente em Duque de CaxiasDivulgação


Para garantir a promoção e a proteção da saúde dos animais da cidade foi criado, por meio de decreto, o Banco de Ração. A iniciativa prevê que a Prefeitura fique responsável pelo armazenamento de alimentos recebidos por meio de doações e pela distribuição desse material a ONGs, instituições e sociedades protetoras de animais, além de pessoas portadoras de transtornos de acumulação de bichos.

No dia 08/06, o Projeto EDUC, uma realização da ONG Guardiões do Mar e conta com a parceria da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, realizou atividades educativas, culturais e ambientais em comemoração ao dia do meio ambiente e dos oceanos na Escola Municipal Regina Celi, Jardim Primavera.

Foi um momento de diversão e aprendizagem. A coordenadora Helesandra Louredo da Costa ressaltou que “o ganho de consciência ambiental não é uma coisa simples que se consegue em pouco tempo. Não é feito de maneira rápida e com ações pontuais descontinuadas. É preciso haver envolvimento, comprometimento. Contamos com todos os funcionários das escolas, desde o pessoal do refeitório até o diretor, e todos os parceiros e agentes ambientais. Ou seja, todo mundo envolvido pra poder dar certo”, explicou.
Semana do Meio Ambiente em Duque de Caxias - Divulgação
Semana do Meio Ambiente em Duque de CaxiasDivulgação


Professor da E.M. Regina Celi, Mário Junior Martins complementou sua fala destacando a importância de projetos de meio ambiente para as crianças.
“O mais importante é, através das práticas com exposição de animais, fazer os alunos perceberem que o meio ambiente faz parte do seu cotidiano. Permitir o acesso ao aluno, inclusive àqueles com deficiência, a essas informações e vivências. Os alunos observam o processo de reciclagem que começa na escola e se estende até suas casas. A proposta pedagógica foi bem realizada, muitos alunos aprenderam a fazer compostagem e reaproveitamento”.

O objetivo da Semana do Meio Ambiente é trabalhar a conscientização e a ação, aliada ao conhecimento. O secretário Gilmar Paz falou sobre a semana:
“A intenção é de que a preservação do meio ambiente seja uma pauta constante no calendário. Não só na Semana do Meio Ambiente, mas, constantemente”, destacou.