Plataforma de ensino a distância do Ciee: cursos gratuitos  
 - Daniel Castelo Branco
Plataforma de ensino a distância do Ciee: cursos gratuitos Daniel Castelo Branco
Por Bernardo Costa

Rio - Após seis meses de reformulação, os cursos a distância do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) voltaram com o lançamento de uma nova plataforma. A Ciee Saber Virtual entrou no ar com quatro módulos de ensino disponíveis gratuitamente a estudantes cadastrados. As aulas são focadas na preparação do jovem para ingresso no mercado de trabalho. O objetivo é o mesmo de outra iniciativa que está com inscrições abertas até o dia 28: o programa Amigo do Seguro, da Escola Nacional de Seguros, também é gratuito e capacita estudantes para o primeiro emprego.

Na Ciee Saber Virtual, os cursos a distância tiveram o conteúdo atualizado e formatado para dispositivos móveis, como celulares e tablets. Os eixos de ensino compreendem os temas 'Preparação para o mundo do trabalho', 'Lidando com a Informática', 'Orientação e Informação' e 'Comunicação e Matemática', com um total de 12 cursos. Todos oferecem certificado de conclusão.

Segundo Rosa Maria Simone, supervisora de conteúdo do Ciee, desde que a plataforma entrou no ar na última semana, cerca de dois mil estudantes se inscreveram em algum curso. Os mais procurados têm sido os de 'Microsoft Word 2010', 'Microsoft Excel 2010' e 'Processo Seletivo'. Este último aborda noções de como se comportar em uma entrevista de emprego e em dinâmicas de grupo e como elaborar um bom currículo, enquanto os outros dois são focados nas principais ferramentas dos sistemas indispensáveis no meio corporativo.

"Procuramos preparar os jovens para que o intervalo entre a escola e o ingresso no mundo do trabalho seja cada vez menor", diz Rosa Maria.

Capacitação de seguros

O curso de Iniciação ao Trabalho, da Escola Nacional de Seguros, é voltado para alunos do Ensino Médio de escolas públicas. São 136 horas de aulas, em disciplinas como Matemática Financeira, Língua Portuguesa e Técnicas de Vendas. O material é gratuito. "Pedimos às empresas que ofereçam o primeiro emprego a esses jovens", diz Maria Helena, diretora da Escola Nacional de Seguros.

MAIS INFORMAÇÕES
Publicidade
INSCRIÇÕES
Para se inscrever nos cursos a distância do Centro de Integração Empresa-Escola, o candidato deve acessar o portal Ciee Saber Virtual, no endereço http://www.ciee.org.br/portal/sabervirtual.html. Já as inscrições no curso Iniciação ao Trabalho devem ser feitas na Escola Nacional de Seguros (Av. Rio Branco 277, sala 201, Centro), das 9h às 18h.
Publicidade
CONTEÚDO
Os cursos da plataforma Ciee Saber Virtual ainda incluem noções de relacionamento interpessoal, elaboração de projetos, administração de tempo, técnicas de redação e orientação vocacional. "Muitas vezes o aluno se posiciona no mercado em uma área muito distante daquela em que tem aptidão para atuar. A orientação profissional possibilita esse ajuste", diz Rosa Maria, do Ciee.
Publicidade
NÚMEROS
Desde que os cursos a distância do Ciee começaram em 2005, mais de três milhões de estudantes foram formados. Com a inauguração da plataforma, o Ciee espera capacitar cerca de 20 mil alunos por mês. Já o programa Amigo do Seguro teve início em 2002 e já capacitou 3.300 alunos. Desses, cerca de 70% ingressaram em vagas de estágio ou emprego no setor de Seguros.
Publicidade
BENEFÍCIOS
O curso de Iniciação ao Trabalho, do programa Amigo do Seguro, é uma parceria da Escola Nacional de Seguros com o Ciee e do Instituto Porto Seguro. As vagas são para jovens entre 16 e 20 anos. O aprendizado ainda inclui conceitos básicos de seguros, rotinas administrativas do setor. O aluno recebe material, vale-transporte, lanche e certificado.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários