Ciclo de palestras de seguradora discute inovações tecnológicas e tendências no mercado de trabalho - Divulgação
Ciclo de palestras de seguradora discute inovações tecnológicas e tendências no mercado de trabalhoDivulgação
Por RENAN SCHUINDT

A seguradora Mongeral Aegon organizou, na noite desta terça-feira, a terceira etapa do ciclo de palestras 'Inovação e Tendências', na sede da empresa, no Centro do Rio. Voltado para profissionais de RH ou que buscam recolocação oportunidades, o evento gratuito discutiu o mercado de trabalho com o tema 'Sua Carreira: Tendências e Desafios'. A quarta e última palestra ocorrerá no próximo mês.

Mais de 60 pessoas participaram do debate sobre carreiras, promovido pela multinacional. Na abertura, a gerente de RH da Mongeral, Elaine Vieira falou sobre como as mudanças socioeconômicas estão impactando nas relações e ofertas de trabalho. "Sabemos que 33% dos empregos de 2020 ainda não existem. As empresas estão em busca de resultados. Elas querem os melhores do mercado. Cabe a nós nos prepararmos para assumir as vagas existentes", disse a especialista.

FUTURO DAS CARREIRAS

Em seguida, foi a vez de Gisele Franco, gerente executiva da Thomas Case. Em sua abordagem, ela trouxe uma discussão atual ao propor uma discussão sobre o que as empresas estão buscando nos perfis dos candidatos. "Hoje, o mercado exige que os profissionais sejam protagonistas da própria carreira. Mas antes, precisamos saber que tipo de profissional queremos ser", afirmou.

Já Patrícia Campos, superintendente da Universidade Mongeral Aegon, falou sobre competência comportamental, indispensável na relação profissional. "Precisamos assumir a responsabilidade sobre o futuro das nossas carreiras. Colocar em prática ainda é a melhor forma de inovar e sempre será tendência, pois os resultados são vistos na prática. Em sua palestra, a especialista exibiu o vídeo de Mamoudou Gassana, que ficou conhecido após escalar um prédio, na França, para salvar a vida de uma criança que estava pendurada em um prédio. "Como naquela cena, muitas pessoas estão assistindo e esperando que outra pessoa tome determinadas atitudes. O mercado precisa de profissionais que tenham interesses genuínos, como o rapaz do vídeo", disse.

PARA RETER TALENTOS

A última palestra foi dada por Leia Cardoso, da Ancar Ivanhoe, sobre o que as empresas estão fazendo para reter grandes talentos. "O processo de busca do profissional pela ocupação das vagas está ligado ao propósito da empresa. É algo como um casamento. O ideal é observar o que se tem em comum com o local e o fluxo de trabalho. Esta é a primeira etapa para uma boa relação profissional", concluiu.

Ao final, o público pode fazer perguntas relacionadas ao tema para as especialistas. "Saí muito satisfeita. Foi muito importante ouvir e saber das tendências e o comportamento do mercado. Foram muitos detalhes ricos que vão servir para minha carreira", disse a jovem Bianca, que acabou de se formar em psicologia.

Fora do mercado de trabalho, Bárbara, de 34 anos, questionou se sua idade já é um diferencial na hora da contratação. Já Daniel perguntou sobre as ferramentas que os profissionais que estão fora do mercado podem utilizar para serem vistos e valorizados.

Você pode gostar
Comentários