Mais de quatro mil estabelecimentos em todo o país confirmaram participação na semana de promoções  - Valter Campanato/Agência Brasil
Mais de quatro mil estabelecimentos em todo o país confirmaram participação na semana de promoções Valter Campanato/Agência Brasil
Por Bernardo Costa

Rio - A definição de uma agenda política com a eleição presidencial e a recente queda do dólar aumentaram as expectativas de contratação dos empresários para os próximos meses. A avaliação é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que projetou 76,5 mil oportunidades de trabalho temporário no período de Natal em todo o país. No Estado do Rio, serão 10,3 mil vagas neste período de fim de ano, segundo a Fecomércio RJ. As maiores oportunidades estão nos setores de vestuário e de supermercados. Segundo levantamento do DIA, existem 765 vagas abertas nesses dois segmentos. Desse total, 500 foram abertas pela marca Reserva, 230 serão para atuar na rede de supermercados Prezunic. As demais oportunidades são para atuar em lojas e supermercados.

Na pesquisa da CNC, foram ouvidos 6 mil empresários em todas as capitais do Brasil. De acordo com o estudo, 70% deles têm intenção de contratar funcionários, o maior número verificado desde 2014. No Rio, a Fecomércio RJ aponta que 3 mil estabelecimentos irão reforçar equipes para atender às compras das festas de fim de ano. "Estimamos que, a cada cinco trabalhadores temporários contratados agora, um será efetivado. O momento é uma oportunidade para entrada no mercado de trabalho e para recolocação profissional", argumenta Fábio Bentes, chefe da Divisão Econômica da CNC.

A trajetória profissional de Marcel Omena pode servir de inspiração para quem busca uma vaga temporária como porta de entrada para o mercado de trabalho no varejo. No Natal de 2004, ele foi contratado para esse tipo de função na loja Bagaggio, no Shopping Grande Rio, em São João de Meriti. Em 2011, foi promovido para o cargo de gerente.

Omena começou a trabalhar como temporário no Natal de 2004 - Divulgação

Segundo ele, a determinação para bater metas de vendas é fator decisivo para que o temporário seja efetivado. "Quando busquei uma vaga temporária, já estava determinado a ficar. Empenhei-me ao máximo e consegui ter um volume maior de vendas do que um funcionário fixo. As promoções vieram como consequência de meu desempenho e motivação ao longo destes anos", conta.

VAGAS NOS SHOPPINGS

No momento, há vagas temporárias de trabalho no NorteShopping, West Shopping, Center Shopping Rio e Barra Shopping, nas lojas Aquamar, Zinzane, Via Mia, Imaginarium, O Boticário, I Love Biju, Riachuelo, World Tennis e Syndicate. A marca Reserva pretende contratar 800 profissionais em todo o país para o fim de ano. Interessados devem enviar currículo para todentrorj@usereserva.com.

Os supermercados, que respondem por 30% do total de vendas no varejo, segundo a CNC, o maior número de vagas é no Prezunic. A maioria no cargo de operador de caixa.

Você pode gostar
Comentários