Rio - Uma das principais ferramentas de vendas, a internet tem se tornado uma solução para empreendedores que não conseguem arcar com custos de uma loja física. As ferramentas oferecidas pelo Google ajudaram empresas brasileiras a movimentar R$ 37 bilhões na economia, colaborando para a manutenção de 430 mil empregos. As informações fazem parte de um levantamento encomendado pelo site de buscas à Deloitte, empresa especializada em consultoria. O número foi calculado com base no faturamento das companhias que usaram os serviços do Google para impulsionar negócios e alcançar mais consumidores.
- Americanas têm vagas de estágio
- Cresce o número de brasileiros em universidades do exterior
- Alfabetização gratuita para jovens e adultos na Zona Oeste
- Brasas e Lego criam nova forma de ensino
- Professor cria startup de educação por assinatura
- Escolas de idiomas oferecem preparação gratuita
- Instituições podem sediar aulas gratuitas do Senai
O alto número de acessos e visualizações nas redes sociais podem representar, também, uma boa colocação no ranking de busca do Google. Fundador da empresa SEO Comprovado, Eduardo Borges enumerou dicas para que a empresa apareça entre os primeiros resultados da pesquisa online. Segundo ele, é essencial se colocar no lugar do internauta. "A proposta é tentar entender exatamente o que o cliente buscava quando chegou ao seu site. A experiência do usuário é essencial para aumentar os acessos", explica.
Ainda de acordo com o especialista, o site precisa oferecer um conteúdo de qualidade, com todas as informações necessárias para o usuário. "É fundamental darmos atenção ao leiaute, que deve ser agradável e pouco confuso. Muitas vendas são feitas pelo celular. Por isso, invista em sites que funcionem bem em smartphones. Uma boa estrutura faz toda a diferença para as vendas e acessos", orienta.
Também é importante que o empreendedor saiba que esse tipo de retorno pode demorar. "Os resultados não são imediatos. O investimento deve ser sempre pensado a longo prazo. O tráfego orgânico não engloba gastos diretos com anúncios, o que estende o tempo para que ele comece a funcionar. O Google leva alguns meses para entender que o conteúdo daquele site é uma boa resposta para as buscas", argumenta.
ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
Segundo Borges, é preciso estudar o conteúdo dos sites dos concorrentes que aparecem em primeiro lugar na busca. "Busque por uma palavras-chave relacionadas ao seu negócio, acesse os três sites de concorrentes que são os melhores colocados e analise o que eles têm que seu site não tem", recomenda o especialista.
De acordo com o especialista, o título e a descrição também são muito importantes. "Se você observar as palavras que estão sendo usadas nos títulos e descrições dos sites concorrentes que estão bem ranqueados e incluí-las no seu site, você já pode melhorar muito sua posição no Google".