Programa prevê que jovens desenvolvam habilidades além do idioma. Período letivo começa em fevereiro - Divulgação Cultura Inglesa
Programa prevê que jovens desenvolvam habilidades além do idioma. Período letivo começa em fevereiroDivulgação Cultura Inglesa
Por RENAN SCHUINDT

Rio - Não é de hoje que os especialistas alertam sobre a importância de um segundo idioma para a projeção da carreira profissional. Com preços nem sempre tão acessíveis, uma grande parcela da população acaba ficando para trás. Com o objetivo de reverter este cenário, a rede Cultura Inglesa lançou um programa de bolsas de estudos que vai contemplar 60 adolescentes de baixa renda, entre 11 e 17 anos, com bolsas de estudo 100% gratuitas.

O projeto está com inscrições abertas e é fruto de uma parceria entre a escola de idiomas e o Núcleo de Estudo e Ação Sobre o Menor (Neam) da PUC-Rio. A ação partiu da iniciativa 'Passion for Teaching', lançada em 2019 pela Spot Educação, holding de ensino que engloba a Cultura Inglesa.

COMO SE INSCREVER

Para se candidatar, o jovem deve preencher um cadastro pelo endereço: https://bit.ly/2T14EhA até o dia 2 de fevereiro. Em seguida, ele deve apresentar a ficha de inscrição completa e toda a documentação solicitada ao Neam. É preciso estar matriculado em escola da rede pública e ter renda familiar de até três salários mínimos, além de comprovar bom desempenho escolar, com média mínima de 7.0 em todas as matérias do currículo escolar.

O candidato deverá responder ainda a pergunta: 'Por que o inglês vai fazer diferença na sua vida?'. Após a análise das informações entregues, haverá entrevistas com os candidatos que, caso aprovados, serão encaminhados para matrícula em uma das unidades da Cultura Inglesa, com ingresso no curso em fevereiro. Todo o material didático será fornecido gratuitamente.

Segundo Marina Fontoura, CEO da Spot Educação, os jovens terão acesso a todos os projetos realizados nos cursos, com atividades que estimulam habilidades úteis para serem aplicadas em várias situações da vida.

"Acreditamos no inglês como uma ferramenta de transformação, do ensino e de vidas. Sem dúvida, é um meio para desenvolver habilidades valorizadas no mercado, como comunicação, criatividade, colaboração e senso crítico", diz Marina Fontoura.

As vagas são para os cursos Basic, Young Express, Plus e Master, que vão do nível iniciante ao avançado. Para concluir os estudos, será necessário manter a frequência de pelo menos 75% nas aulas, além da média necessária para aprovação em cada um dos módulos.

EM OUTROS ESTADOS

De acordo com a Cultura Inglesa, a previsão é que em breve o programa seja ampliado para todas as outras regiões do país em que a rede de cursos mantém escolas.

"Vamos estender o programa para todos os cinco estados onde estamos presentes, sempre em parceria com instituições sérias e focadas na inclusão social. Ao formar cidadãos confiantes e fluentes no inglês, alavancamos a Educação", diz Marina.

APRENDIZADO PELO CELULAR

A Yes Idiomas também anunciou uma iniciativa para ensino gratuito de línguas estrangeiras. As aulas serão pela aplicativo da empresa, que pode ser baixado para os sistemas Android e iOS.

Segundo a Yes Idiomas, a plataforma terá como principal atrativo as videoaulas, com duração de quatro a cinco minutos. O conteúdo, que será apresentado pelo ator e cantor Pedro Sol, simula situações de viagens, como chegada ao aeroporto, ao hotel, pedidos de comida e bebida, e demais ações do dia a dia em um país estrangeiro.

Após assistir ao último vídeo, o internauta poderá solicitar o certificado de conclusão e acessar outros serviços, como compra de material didático ou matrícula em curso presencial. "Queremos permitir o primeiro contato com o idioma e que os usuários conheçam nossa metodologia", diz Clodoaldo Nascimento, presidente da Yes Brasil.

 

Você pode gostar
Comentários