Ocyan e Firjan SESI ofertam 30 vagas destinadas para mulheres acima de 18 anos e residentes em qualquer município do estadoGetty Images
As mulheres empreendedoras estão em maior proporção no Sudeste (43%) e no Nordeste (24%). São Paulo (23%), Minas Gerais (9%) e Rio de Janeiro (8%) são os estados com maior número de empreendedoras no país.
No Estado do Rio de Janeiro são mais de 1,9 milhão de empreendedores (conta própria e empregador). Desse total, 37% (cerca de 722 mil) são formados por mulheres empreendedoras — 33% desses negócios são formalizados. As empreendedoras estão proporcionalmente mais presentes no setor de serviços (63%). 70% delas têm ensino médio ou superior completo e 29% estão na faixa etária de 35 até 44 anos.
Outros dados sobre o empreendedorismo feminino no Estado do Rio de Janeiro:
- Do total de empreendedores (1,9 milhão), as mulheres empreendedoras representam 25% na força de trabalho feminina, contra 31% dos empreendedores homens;
- Em relação ao empreendedorismo feminino por raça e cor, 52,7% são Branca (380.521), 35,0% Parda (253.114) e 11,9% Preta (85.983);
- Por quantidade de empregados, 69% têm de um a cinco empregados e em relação a faixa de renda mensal, 82% têm de R$ 1.500 a R$ 2.500.
Sebrae Delas
O Programa já atendeu 747 mulheres (direta ou indiretamente). Em 2020, as empresas participantes do programa registraram um aumento de 10% no faturamento bruto, além do aperfeiçoamento de algum produto, serviço ou processo em 62% desses negócios.
"Desde sua criação, em 2019, as capacitações ocasionaram aumento do faturamento e acesso a serviços financeiros para esses negócios. Muito mais do que os resultados em volume de negócios, a iniciativa permitiu que estas mulheres descobrissem e vivessem o cotidiano do empreendedorismo, que é o desafio, a necessidade de se superar continuamente e a busca pela inovação", destaca Renata Roqui, analista do Sebrae Rio.
A empresária Marisa Ebecken deixou o emprego para trabalhar com pets, sua paixão, e nasceu a Diggy Doggy: "Ao ser dona de um pequeno negócio, entendi que necessitava ter conhecimento sobre áreas fundamentais da empresa para que tudo andasse bem. Com o programa, aprendi a colocar em prática conhecimentos para administrar minha empresa, melhorando pontos fortes e trabalhando os pontos fracos".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.