Projeto abre inscrições para cursos de audiovisual para jovens negrasDivulgação

Uma pesquisa lançada pela ANCINE, em 2018, revelou que, em 2016, nenhum conteúdo lançado comercialmente neste mesmo ano teve participação de mulheres negras nas equipes de direção, produção executiva e roteiro, e apenas 13,3% dos filmes analisados havia negros no elenco principal. Desde então, com o intuito de promover a essa inserção feminina na cadeia produtiva do audiovisual e de apoiar a ODS 5-Igualdade de Gênero da agenda 2030 da ONU, a instituição Cinema Nosso
O Projeto Empoderamento e Tecnologia está com inscrições abertas para jovens negras e pardas, tanto mulheres quanto não-binárias, com idades entre 18 a 29 anos. A iniciativa busca inserir o grupo no mercado do audiovisual, onde a presença desse público ainda é baixa. Mulheres de todo o Brasil poderão se candidatar.
As vagas são limitadas para garantir atenção às alunas e qualidade no ensino. Por isso, as interessadas devem realizar sua inscrição até o dia 21 no site do Cinema Nosso, instituto responsável pelo projeto.
A iniciativa vai oferecer várias formações. Entre elas estão a de Cinema Documental e a de Cinema de Ficção, que vão acontecer no formato híbrido para moradoras do Rio de Janeiro. Já os cursos de Produção de Jogos Digitais e Laboratório de Desenvolvimento de Roteiro para Séries acontecerão no formato online para alunas de todo o Brasil.
“Para 2022, a temática será ‘Memória, oralidade e ancestralidade’. O objetivo é fazer com que as estudantes conheçam diversas personalidades importantes para a luta da população negra e, a partir da escuta e pesquisa, criem jogos, filmes e roteiros que vão potencializar essas memórias e registrá-las de maneira mais sistematizada para chegar a mais gente. E essas personalidades não são só pessoas famosas. Nossas avós, mães, bisavós, por exemplo, são pessoas com muitas histórias orais para contar e que fazem parte das lutas que a comunidade negra enfrenta diariamente”, explica Gabriela Gonçalves, coordenadora de juventudes do Cinema Nosso.
O projeto Empoderamento e Tecnologia pretende proporcionar uma visão ampla das diferentes vertentes e possibilidades narrativas e estéticas do cinema, games e séries, através da elaboração dos projetos audiovisuais e tecnológicos desenvolvidos ao final. “Me sinto bem porque é um espaço de troca, que ativa nosso ‘eu-criativo’. É um lugar aberto para criarmos juntas, onde minhas ideias são aceitas, mesmo que nem todas sejam utilizadas. Estamos sempre estimulando ideias e a criatividade umas nas outras. É muito interessante estarmos em uma sala de aula em que todas estão empenhadas em algo maior”, analisa Suelen Gom, aluna da primeira turma de Roteiros para Séries.
A iniciativa conta com o patrocínio do Ministério da Cidadania, via Lei de Incentivo à Cultura, Governo Federal e modalmais; Amil, TechnipFMC, ONS e Biz Capital via Lei de Incentivo Municipal ISS do Rio de Janeiro; Programa de Fomento à Cultura Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro; patrocínio do Bichara Advogados, apoio Telecine e parceria Alafiá Mundo.
No último ano, o projeto formou 33 alunas, que realizaram cinco curtas-metragens, dois roteiros para série e um jogo de cartas, todos com a temática inspirada na obra da escritora e poetisa brasileira Carolina Maria de Jesus, mais conhecida por seu livro Quarto de Despejo - Diário de uma Favelada. A mostra final de apresentação dos projetos está disponível no Canal do Youtube do Cinema Nosso.