Jair Bolsonaro disse que não discutiria promiscuidade com Preta Gil, em episódio que provocou polêmica - Reprodução
Jair Bolsonaro disse que não discutiria promiscuidade com Preta Gil, em episódio que provocou polêmicaReprodução
Por O Dia

Rio - Após ter sido desafiada pela cantora Anitta a se posicionar sobre a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência no último domingo, a cantora Preta Gil publicou um vídeo em sua conta no Instagram nesta quinta-feira dizendo que é contra o deputado federal há sete anos. "Não preciso ser desafiada para falar o que já é óbvio, público e notório há sete anos, parece até que se esqueceram desses vídeos, pode até ter edição, mas a intenção de me agredir não teve (edição)", escreveu a cantora.

Ela publicou um vídeo com trechos de entrevistas dadas pelo deputado a programas de televisão, em que ele reitera que não gosta dela e associa a cantora à promiscuidade. O vídeo traz a hashtag '#SouEleNãoHá7Anos'. 

Em março de 2011, o deputado foi perguntado pela cantora no programa CQC, da TV Bandeirantes, sobre como reagiria caso o filho do parlamentar namorasse uma mulher negra. Ele respondeu que não discutiria "promiscuidade": "Preta, não vou discutir promiscuidade com quer que seja. Eu não corro esse risco, e meus filhos foram muito bem educados e não viveram em um ambiente como, lamentavelmente, é o teu."

O caso acabou no Supremo Tribunal Federal (STF), onde foi arquivado em 2015. Na época, Bolsonaro disse em entrevista ao portal G1 que não havia entendido direito a pergunta, que pensou que se referisse a gays e não a negros. Em sua decisão, o ministro Luís Roberto Barroso seguiu o parecer da Procuradoria Geral da República, que avaliou que a emissora não disponibilizou a íntegra da gravação. Por isso, não foi possível verificar se a declaração de Bolsonaro se relacionava à pergunta feita por Preta.

No posicionamento desta quarta-feira, a cantora reiterou seu posicionamento contra o presidenciável. "Não tem como eu apoiar um candidato que fez agressões gratuitas, calúnias e difamações a mim, a minha família e a tantos outros. Eu já senti na pele a fúria do mesmo e de seus eleitores, e não me intimidei, nem entrei no jogo da violência, segui sendo quem eu sou, lutando pelos meus ideais com amor e respeito e defendendo o que considero certo sem precisar ofender ninguém."

Ela declarou que não se sente no direito de desafiar ninguém a pedir posicionamento de ninguém. "Cada pessoa se posiciona ou não, por livre e espontânea vontade e deve ser respeitada", disse. Ela disse que todos têm o direito de votar em quem quiser, mas apelou para que não haja agressões e ameaças. "Sigo aqui na paz lutando por mim e por todos e todas que são diariamente atacados por discursos e atitudes racistas, homofóbicas e machistas!!!"

A cantora Anitta se pronunciou no último domingo e aderiu à campanha #EleNão, após ser pressionada por fãs. Ela foi cobrada da também cantora Daniela Mercury. Em seu vídeo, Anitta desafiou as cantoras Ivete Sangalo e Preta Gil a fazerem o mesmo. 

Em seu texto, a filha de Gilberto Gil deixou um recado para quem lhe cobrou posicionamento: " Vocês que me cobraram posicionamento esses dias, que me xingaram e que me ameaçaram... vocês não me conhecem, já meus fãs conhecem meu caráter e minha índole, eles não me cobram e não me julgam, eles me apoiam!!!" 

Confira a publicação:

 

 

 

Você pode gostar