O presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o Palácio do Alvorada nesta segunda-feira, 31, após resultado do pleito que deu vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela terceira vez à Presidência da República do Brasil no domingo, 30. O chefe do Executivo passou a noite em silêncio, ainda não reconheceu o placar do petista e se recusou a falar com a imprensa.
O mandatário saiu da Alvorada acompanhado por um dos filhos, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL), e do candidato a vice-presidente em sua chapa nas eleições de 2022, o general Braga Netto.
A derrota do presidente Bolsonaro no segundo turno das eleições no domingo, representa o fim do ciclo de reeleições entre os presidentes que se candidataram consecutivamente. É a primeira vez que isso acontece desde 1998, quando foi instituído a possibilidade de um segundo mandato na Constituição Federal.
A vitória de Lula também provocou a primeira derrota política do mandatário em sua carreira e interrompe uma trajetória de 33 anos na política. Bolsonaro obteve 57 milhões de votos (49,1%), enquanto o petista teve mais de 59 milhões de votos (50,9%).
Bolsonaro concorreu a um cargo político pela primeira vez em 1988, na época com 33 anos. Ele foi eleito vereador do Rio de Janeiro, mas não ocupou a cadeira por muito tempo.
09:25 O presidente da República, Jair Bolsonaro, deixa o Palácio da Alvorada. pic.twitter.com/06AApAuQxi