Por rodrigo.hang

Inglaterra - O técnico do Arsenal, Arsène Wenger, acredita que os centroavantes europeus não têm dado o melhor de si e que a maioria dos goleadores do futebol mundial atual são os sul-americanos. O treinador mencinou o desaparecimento do futebol de rua, ainda forte na América do Sul, como a raiz da questão.

Wenger faz elogios aos atacantes sul-americanosDivulgação

"Se você olhar por toda a Europa e o mundo do futebol, a América do Sul é o único continente que produz centroavantes hoje em dia. Pelo menos 80% deles vêm da América do Sul", declarou o treinador em entrevista coletiva.

Criticado por torcedores do Arsenal, Welbeck elogia estilo de jogo de Wenger

A tabela de artilharia da temporada atual do Campeonato Inglês é, de fato, dominada por atacantes sul-americanos, com quatro deles (o argentino Sergio Aguero, do Manchester City; o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, do Chelsea; o chileno Alexis Sanchez, do Arsenal; e o argentino Leonardo Ulloa, do Leicester City) entre os sete principais goleadores.

O sempre ofensivo Barcelona é liderado pelo trio sul-americano formado por Messi, argentino; Luis Suarez, uruguaio; e Neymar, brasileiro. O argentino Carlos Tevez, da Juventus, e o uruguaio Edinson Cavani, do Paris St. Germain, estão entre os principais atacantes das ligas de Itália e França respectivamente.

Anderson Talisca é eleito o melhor do Português pelo segundo mês seguido

"Talvez em nossa história o futebol de rua tenha acabado. Jogando na rua, quando você tem 10 anos de idade e joga com os meninos de 15, então você tem que ser muito astuto, tem que mostrar que é bom, brigar, conquistar bolas impossíveis", disse Wenger, que continuou falando sobre a perda da essência do futebol de rua.

"Já quando o futebol é mais formalizado, se desenvolve menos nossas habilidades individuais e luta pela bola. Perdemos isso um pouco. Nos tornamos muito mais protegidos e as coisas ficaram mais fáceis. Se voltar 30, 40 anos na Inglaterra, a vida era muito mais dura", completou.

Você pode gostar