Inglaterra - Pela primeira vez na história, um clube irá igualar os salários dos times masculino e feminino. O Lewes FC, da Inglaterra, tomou essa atitude com o intuito de exterminar a desigualdade entre homens e mulheres no futebol.
O time feminino do Lewes FC participa da Terceira Divisão da Premier League das mulheres, enquanto o masculino faz parte do oitavo escalão inglês.
O movimento faz parte da campanha 'Equality FC' que foi criada pelo clube junto aos patrocinadores, financiadores e torcedores. Para se ter uma ideia, enquanto o salário de Wayne Rooney, então capitão da seleção inglesa, era de 300 mil libras por semana, a capitã Steph Houghton chegava a ganhar 35 mil libras durante o ano todo.
"Esperamos despertar uma mudança que ajude a colocar fim às desculpas para uma persistente e profunda desigualdade de remuneração", disse Jacquie Agnew, diretora do clube à 'BBC'. "Nós acreditamos que deve haver condições iguais para as mulheres no futebol . O Lewes FC pode mostrar que a igualdade de salário pode implementar um benefício para homens e mulheres no esporte", completou.
Além da igualdade salarial, a diretora do Lewes FC ainda afirma que a franquia dará o mesmo nível de equipe técnica, treinamentos, equipamentos e instalações para ambos os times. As duas equipes ainda dividem a mesma casa, o estádio The Dripping Pan.