Cerimônia de comemoração dos 100 anos do Fla-Flu, em 2012
Cerimônia de comemoração dos 100 anos do Fla-Flu, em 2012Divulgação/Fluminense
Por O Dia
Em uma ação conjunta entre Flamengo e Fluminense, os números dos clássicos entre os rivais foram unificados e passarão a ser numerados. Com isso, neste domingo (14), às 18h, haverá o Fla-Flu 431, válido pela 3ª rodada do Campeonato Carioca.
A iniciativa busca reforçar a marca do clássico "mais charmoso do Brasil" e um dos mais importantes do futebol brasileiro. Para isso, os departamentos de memória dos dois clubes trabalharam na busca pela unificação dos números, que tinham divergências por causa de alguns jogos.
Publicidade
A partir de agora, a estatística oficial do clássico de 109 anos contabiliza 158 vitórias do Flamengo, 133 do Fluminense e 139 empates, em 430 jogos. Foram 627 gols marcados pelos rubro-negros e 566 pelos tricolores.
“O Fla-Flu é o clássico mais conhecido do país. São muitas histórias, grandes ídolos, multidões espetaculares lotando o Maracanã. Nada mais justo do que fortalecer ainda mais esta marca centenária”, declarou o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim.
Publicidade
"Tanto Fluminense quanto Flamengo têm suas histórias centenárias repletas de conquistas e vitórias. Mas a marca Fla-Flu possui vida própria, é uma espécie de patrimônio cultural do Rio de Janeiro e do Brasil. Reforçar esta marca é também reforçar o futebol brasileiro", disse o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt.
História
O primeiro clássico entre Flamengo e Fluminense foi disputado em 1912, com vitória tricolor. . A expressão "Fla-Flu", porém, se popularizou apenas em 1933, com o uso pelo jornalista Mário Filho, que definiu o confronto como "Clássico das Multidões". Já o dramaturgo Nelson Rodrigues dizia que o Fla-Flu nasceu "40 minutos antes do nada".