Conmebol prometeu vacinar todas as delegações que disputarão a Copa América
Conmebol prometeu vacinar todas as delegações que disputarão a Copa AméricaReprodução
Por ESTADÃO CONTEÚDO
As seleções do Chile, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac. A Conmebol pretende ter todas as 10 delegações participantes da Copa América vacinadas até o início do torneio. O pontapé inicial será dado no próximo dia 13, portanto restam menos de duas semanas para Argentina, Brasil, Colômbia e Peru receberem o imunizante.
Na segunda-feira, após a Conmebol anunciar que o Brasil será sede da competição, o ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, afirmou que a condição estabelecida pelo governo brasileiro para o País sediar a Copa América é que todos os integrantes das delegações participantes estejam vacinados.
Publicidade
"Caso se realize (a Copa América no Brasil), ele não terá público. No momento são 10 times. Já foi acordado com a CBF em reunião por videoconferência de no máximo 65 pessoas por delegação. Todos vacinados. Foi a condição que nós tratamos com a CBF", disse o ministro.
Antes entrarem em campo pela Copa América, as seleções sul-americanas jogarão duas rodadas das Eliminatórias da Copa de 2022. A logística para a vacinação de jogadores será estabelecida nesse intervalo e respeitará a determinação sanitária de casa país. No caso da seleção brasileira, o imunizante não poderá ser aplicado em território nacional. Isso porque as vacinas que entram no país são direcionadas ao SUS.
Publicidade
Marquinhos, Neymar e Lucas Paquetá, que atuam no futebol francês, já foram vacinados. Tite recebeu a segunda dose no último dia 14, enquanto que o auxiliar Cleber Xavier e o preparador físico Fabio Mahseradjian já receberam a primeira. O Brasil vai a campo nesta sexta-feira (4), às 21h30, contra o Equador, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.