Zagueiro do Corinthians, Danilo Avelar se recupera de cirurgia no joelho direitoRodrigo Coca / Agência Corinthians

Por O Dia
Na noite da última terça-feira (22), um perfil atribuído ao zagueiro Danilo Avelar, do Corinthians, foi acusado de racismo durante o jogo online CS:GO (Counter-Strike: Global Offensive). O jogador, em nota, admitiu que o comentário racista é dele e pediu desculpas a todos e, em especial, à comunidade afrodescendente.
"Antes de mais nada, quero admitir o meu erro. O que eu escrevi durante a partida não condiz com o que penso e o que vou ensinar a meu filho (...) Errei, falhei e me envergonho muito disso. Na nossa sociedade temos que abolir qualquer forma de racismo", disse Danilo em longo texto.
Publicidade
Tudo começou quando o perfil D.A35, atribuído a Danilo Avelar na plataforma do jogo, postou o comentário "Fih (filho) de uma rapariga preta". Imediatamente a postagem repercutiu na internet.
Danilo Avelar, que se recupera de cirurgia no joelho direito, é fã de CS: GO e, inclusive, é sócio de um time do jogo. Ele estava jogando uma partida online na Coliseum, plataforma privada de gerenciamento de partidas que baniu o zagueiro quando fez o comentário.
Publicidade
"Todos sabem que eu jogo CS:GO e, em uma das partidas, fui ofendido por um jogador estrangeiro na minha condição de brasileiro. Perdi a cabeça, mas, infelizmente piorei a situação: cometi o grave erro de escrever a um adversário uma frase de conotação racista (...) Gostaria de me desculpar com todos, sem exceção, mas sobretudo com a comunidade afrodescendente. De coração aberto, estou disposto a fazer desse erro um aprendizado honesto e integral", continuou.
Em nota antes do jogador se pronunciar, o Corinthians disse que "tomou conhecimento do incidente que envolveu o nome do atleta Danilo Avelar nas redes sociais e que está apurando os fatos e o contexto. Atualizaremos nossa posição tão logo seja possível." 
Publicidade
Confira a nota de Danilo Avelar:
"Fala, galera. Venho aqui falar para vocês sobre a injúria de conotação racial que tem rolado pelas redes sociais atrelado ao meu nome.
Publicidade
Antes de mais nada, quero admitir o meu erro. O que eu escrevi durante a partida não condiz com o que penso e o que vou ensinar a meu filho.
Todos sabem que eu jogo CS:GO e, em uma das partidas, fui ofendido por um jogador estrangeiro na minha condição de brasileiro. Perdi a cabeça, mas, infelizmente piorei a situação: cometi o grave erro de escrever a um adversário uma frase de conotação racista.
Publicidade
Errei, falhei e me envergonho muito disso. Na nossa sociedade temos que abolir qualquer forma de racismo.
Gostaria de me desculpar com todos, sem exceção, mas sobretudo com a comunidade afrodescendente. De coração aberto, estou disposto a fazer desse erro um aprendizado honesto e integral.
Este caso me abriu os olhos para este grave problema em nossa sociedade. A reflexão que fica é que devemos fazer mais para combater o racismo com vigor e urgência, sem brechas nem exceções.
Publicidade
Também quero me desculpar com o Corinthians, uma instituição que desde sempre prega e luta pela igualdade, com a Fiel torcida e com meus companheiros de equipe.
Reitero, uma vez mais, que meu histórico e meu caráter não condizem com o que escrevi e que estou disposto a crescer, melhorar e mudar.
Publicidade
Abraços, Danilo Avelar."