Com quatro pole position na temporada, o holandês Max Verstappen lidera o Mundial de Fórmula 1AFP

Por AFP
Spielberg - O piloto holandês Max Verstappen, da Red Bull, conquistou a pole position do Grande Prêmio da Áustria, pela terceira vez consecutiva depois dos GPs da França e da Estíria, e pela sétima vez em sua carreira na Fórmula 1, neste sábado no Red Bull Ring de Spielberg.
Para a alegria de seus muitos torcedores vindos da Holanda, o líder do campeonato ficou apenas 48 milésimos à frente do segundo colocado, o britânico Lando Norris (McLaren). Sergio Pérez e Lewis Hamilton (Mercedes), vice-líder do mundial de pilotos, largam na segunda fila neste domingo às 10h (horário de Brasília) nessa que será a 9ª corrida do ano.
Publicidade
Aos 23 anos, Verstappen nunca esteve em uma posição tão boa para conquistar um título mundial. Ele lidera o campeonato com 18 pontos de vantagem sobre o heptacampeão mundial Hamilton, que renovou seu contrato com a Mercedes neste sábado para as temporadas de 2022 e 2023.
O prodígio holandês venceu quatro Grandes Prêmios dos oito este ano, incluindo os dois últimos, na França e na Estíria (Áustria). Nesse mesmo circuito, de propriedade de sua equipe, ele venceu com folga no último domingo, largando da pole e terminando 35 segundos à frente de Hamilton, que largou em segundo.
Publicidade
"Claro que estou feliz com o resultado, mas não pela forma", relativizou o holandês, que agora quer "terminar o trabalho" no domingo, que seria a primeira trinca de sua carreira, e em apenas três semanas.
Se não se mostrou totalmente satisfeito é porque esteve perto de ver o surpreendente Norris lhe roubar a pole. O britânico de 21 anos teve seu melhor desempenho em uma sessão de classificação. Nono no Mundial do ano passado, este ano ele é o 4º e está em plena evolução. Uma informação destaca suas habilidades ao volante. Seu companheiro de equipe, o australiano Daniel Ricciardo, com o mesmo carro, só conseguiu terminar em 13º.
Publicidade
"É uma sensação boa", confessou Norris. "Obrigado a todo mundo, ver a torcida aqui, toda de laranja para torcer pela McLaren e não pelo Max, que bom ver vocês de novo... ", brincou Norris se referindo aos muitos holandeses que encheram as arquibancadas do Red Bull Ring, evidentemente apoiando Verstappen.
"Ver os torcedores, quer estejam vestindo laranja ou não, é uma loucura, por isso vamos tentar dar a eles uma boa corrida amanhã", acrescentou Verstappen.
Publicidade
As restrições ligadas à covid-19 em relação à capacidade de público em espaços culturais ou esportivos terminaram no dia 1º de julho na Áustria, e é esperada a presença de até 100.000 espectadores ao longo do fim de semana nas montanhas da Estíria.
Além de Verstappen e Norris, o outro piloto do dia é George Russell. O britânico de 23 anos fez o 9º melhor tempo com sua Williams. Membro do grupo de jovens pilotos da Mercedes, Russell concorre como candidato ao segundo volante ao lado de Hamilton no ano que vem, se a equipe alemã não puder contar com o finlandês Valtteri Bottas. 
Publicidade
Bottas, quinto, largará na frente das Alpha Tauri do francês Pierre Gasly e do japonês Yuki Tsunoda. O alemão Sebastian Vettel (Aston Martin), que fez 34 anos neste sábado, registrou o oitavo melhor tempo. Mas ele pode ser penalizado por prejudicar Fernando Alonso (Alpine) no final do Q2.
Este incidente em que se envolveram dois ex-gigantes da F1 - seis títulos mundiais somando os dois - impediu o piloto espanhol, em grande fase, de conseguir uma classificação melhor do que o 14º lugar. Já os pilotos da Ferrari, Carlos Sainz e Charles Leclerc, eliminados no Q2 assim como Alonso, largarão em 11º e 12º no grid.
Publicidade
 Classificação dos treinos para o GP da Áustria de F1:
 - Resultados do Q3:
Publicidade
1. Max Verstappen (HOL/Red Bull-Honda) 1:03.720
2. Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes) 1:03.768
Publicidade
3. Sergio Pérez (MEX/Red Bull-Honda) 1:03.990
4. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) 1:04.014
Publicidade
5. Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) 1:04.049
6. Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri-Honda) 1:04.107
Publicidade
7. Yuki Tsunoda (JPN/AlphaTauri-Honda) 1:04.273
8. Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin-Mercedes)* 1:04.570
Publicidade
9. George Russell (GBR/Williams-Mercedes) 1:04.591
10. Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes) 1:04.618
Publicidade
 
- Eliminados do Q2:
Publicidade
11. Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari)
12. Charles Leclerc (MON/Ferrari)
Publicidade
13. Daniel Ricciardo (AUS/McLaren-Mercedes)
14. Fernando Alonso (ESP/Alpine-Renault)
Publicidade
15. Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo-Ferrari)

Publicidade
- Eliminados do Q1:
16. Kimi Räikkönen (FIN/Alfa Romeo-Ferrari)
Publicidade
17. Esteban Ocon (FRA/Alpine-Renault)
18. Nicholas Latifi (CAN/Williams-Mercedes)
Publicidade
19. Mick Schumacher (ALE/Haas-Ferrari)
20. Nikita Mazepin (RUS/Haas-Ferrari)
Publicidade