Hamilton tem até GP de Mônaco para remover piercingFoto: CLIVE MASON/AFP

Rio - Até o dia 29 de maio, foi estabelecido que será o prazo, que termina o GP de Mônaco, para o piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, remover o seu piercing e se comprometer com a regra que proíbe os pilotos de usarem joias na Fórmula 1. Além disso, o heptacampeão recebeu também um alerta do presidente da FIA (Federação Internacional do Automobilismo), Mohammed ben Sulayem, que afirmou que não haverá exceções na aplicação da norma.
"Isso é com ele. Há multas que se aplicam. É como se alguém acelerasse na estrada; você não pode impedi-los, mas eles serão multados mesmo se foi acidental. Você não pode deixar as pessoas isentas porque são suas amigas. Tem que haver uma regra para todos", afirma Mohammed ben Sulayem.
A norma já existia na F1, mas foi reforçada em abril no GP da Austrália por Niels Wittich, o novo diretor de provas da categoria. Em entrevista coletiva, o heptacampeão apareceu com três relógios, oito anéis e vários colares, e desconversou sobre a possibilidade de ser suspenso por não acatar a regra. Por outro lado, Hamilton cedeu e removeu os brincos para disputar a prova. Ainda assim, terá o prazo até o dia 29 de maio para tirar o seu piercing.
"Não vou cumprir. Tenho uma isenção e vou ter outras pelo resto do ano. Alianças de casamento são permitidas. Vou usar quatro relógios da próxima vez", afirmou Lewis Hamilton, piloto da Mercedes.