Edenílson acusa Rafael Ramos de ter lhe chamado de 'macaco'Divulgação

O lateral Rafael Ramos, do Corinthians, deve ser indiciado por injúria racial contra o volante Edenilson, do Internacional. A informação foi divulgada pelo delegado Roberto Sahagoff, da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, que é responsável pelo caso.
O atleta é acusado de ter chamado o meia Edenílson, do Internacional, de macaco durante uma partida entre Timão e Colorado que aconteceu no último dia 14 de maio, no Beira Rio, pelo Brasileirão.

No entanto, Sahagoff não expôs os indícios que utiliza para finalizar o inquérito entendendo que houve o crime por parte de Ramos. O delegado ainda afirma que a perícia oficial, produzida pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) e que aponta como inconclusiva a análise do vídeo da discussão os jogadores, não está vinculada com a decisão que concluiu o inquérito.

"O laudo do IGP não nos vincula. Não vincula o resultado com a decisão da polícia. Tanto que nós vamos concluir o inquérito entendendo que houve o crime de injúria (por parte de Rafael Ramos). Há indícios suficientes da prática de um crime de injúria racial. Com esses elementos indiciários, vamos finalizar o inquérito", afirmou Roberto Sahagoff em entrevista ao SBT do Rio Grande do Sul.

O fato da Polícia Civil indicar o indiciamento de Rafael Ramos não significa que ele será preso de imediato. Quando confirmada a decisão policial, os documentos serão encaminhados ao Ministério Público, cabendo ao MP o prosseguimento, ou não, do processo, podendo levá-lo adiante ou arquivá-lo por falta de provas.

ENTENDA O CASO

Durante o segundo tempo do empate em 2 a 2 entre Internacional e Corinthians, no Beira Rio, pela sexta rodada do Brasileirão, Edenílson afirmou que teria sido chamado de macaco pelo lateral corintiano Rafael Ramos, que, por sua vez, diz ter usado a expressão "foda-se, caralho".

Rafael contratou duas perícias particulares que confirma a sua versão, uma delas inclusive foi entregue pelo jogador durante o depoimento que deu na sede do Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP), na semana passada.

Na última segunda-feira (8), Edenilson também prestou depoimento na sede do TJD-SP e manteve a acusação contra Ramos.

Durante a tarde da última quarta-feira (8), o meia do Inter protestou nas suas redes sociais após o parecer inconclusivo da perícia feita pelo IGP.

"Não iriam nos calar? Já nos calaram. Se ofendidos, aceitem, engulam a seco. Finjam que não escutaram, é uma luta desleal, é uma luta INCONCLUSIVA!", escreveu o jogador em uma rede social, junto a uma foto dele com um ‘X’ na região da boca.

O atleta do Colorado também apagou todas as fotos da sua conta no Instagram e mudou nome para ‘Macaco Edenilson Andrade dos Santos’, em protesto.