Sandro marcou época no Botafogo
Sandro marcou época no BotafogoReprodução
Por Pedro Logato
Rio - Pela terceira vez em sua história, o Botafogo irá jogar a Série B. Após uma temporada com muitos problemas dentro e fora do campo, o Glorioso acabou terminando o Campeonato Brasileiro na zona de rebaixamento. Ídolos da torcida alvinegra, o ex-goleiro Wagner e o ex-zagueiro Sandro conversaram com o Jornal O Dia. Os dois, que chegaram a atuar juntos pelo Alvinegro em 2001 e 2002 falaram sobre suas expectativas para a próxima temporada. Na opinião de ambos, a gestão de Durcesio Mello, que acabou de assumir o clube carioca, vai ter muito trabalho pela frente.

"Sou torcedor do Botafogo igual a todos os outros, a gente espera que a nova diretoria venha recuperar o clube, principalmente o prestígio, nos últimos ano o nome do clube foi jogador na lama. Fazer uma reformulação geral, em todos os sentidos, atitude, profissionais. Se não consegue resultado, não tem como manter. Futebol precisa ter resultado. A gente espera que isso venha mudar e tenham profissionais mais qualificados para reestruturar o Botafogo, dentro e fora de campo", afirmou Wagner, que defendeu o Botafogo de 1993 até 2002, tendo conquistado um Brasileiro, uma Copa Conmebol, um Torneio Rio-SP e um Campeonato Carioca.
Ex-goleiro defendeu o Glorioso de 1993 a 2002 - Reprodução
Ex-goleiro defendeu o Glorioso de 1993 a 2002Reprodução


A opinião de Sandro é bem semelhante. Na opinião dele, o planejamento alvinegro para a atual temporada foi extremamente equivocado e por conta disso, dentro de campo, o clube carioca acabou pagando com o rebaixamento para a Série B do Brasileiro.

"Que os dirigentes que vão assumir agora possam ter mais responsabilidade com o clube, responsabilidade financeira, com a torcida, com os jogadores, com os funcionários, de pagamento em dia. E que não faça do Botafogo um balcão de negócios. Que faça o Botafogo crescer nesse período de dificuldades", disse.

A temporada que começou em 2020 e terminou no começo de 2021 foi bem diferente. Por conta da pandemia da Covid-19, os jogos do Campeonato Brasileiro foram sem a presença de torcedores. Na opinião dos dois ídolos alvinegros esse fato foi mais um complicador para o Glorioso.
Publicidade
Sandro nos tempos de Botafogo - Divulgação
Sandro nos tempos de BotafogoDivulgação


"O torcedor sofre, mas não pode fazer nada, porque não está podendo ir ao estádio para cobrar esse momento complicado. Acho que isso pode também ter influenciado para o time ter feito essa campanha tão ruim. Porque, talvez a postura do Botafogo fosse outra, com a torcida nos estádios", afirmou o ex-goleiro.

Na opinião de Sandro, mesmo respeitando os limites da pandemia, os torcedores alvinegros precisam seguir cobrando os dirigentes. "A torcida do Botafogo precisa continuar cobrando dos seus dirigentes: profissionalismo, respeito com a torcida, respeito com o clube. Isso infelizmente a gente não vê nas últimas diretorias que passaram pelo clube. A gente vê situações bizarras, nada contra os jogadores, mas o errado é quem contrata. Atletas sem condições de jogar no Botafogo e sendo contratados por amizades e por relações com os empresários. Eu acho que a torcida deveria cobrar mais isso da diretoria", disse.


Disputar a Série B com a camisa do Botafogo foi algo que o zagueiro Sandro vivenciou. O ex-zagueiro fez parte do elenco que disputou a competição em 2003 pelo clube carioca. O ex-jogador, de 47 anos, falou sobre como os jogadores que farão parte do grupo para a próxima temporada devem encarar a disputa.

"Independente do grupo que o Botafogo for montar é preciso disputar a Série B como se fosse uma final. Porque o Cruzeiro está aí. Não conseguiu subir. Tem que buscar em cada partida a vitória, sempre no limite. É um torneio muito difícil. Quando o Botafogo joga, qualquer adversário é o jogo da vida deles, por conta do tamanho do clube. A Série B vai ser muito difícil com Cruzeiro, Guarani, Coritiba, Ponte Preta, talvez o Vasco, Sport, Bahia, só camisa não vai fazer o Botafogo voltar não. É preciso ter um time competitivo para sair dessa situação", disse o ex-jogador.

Na opinião de Wagner, o elenco alvinegro precisa passar por uma total reformulação para a próxima temporada. "É a única posição que salva, que é o Gatito, o Diego Cavalieri e o menino que mostrou qualidade, mas precisa trabalhar. Além, dos goleiros, também o Matheus Nascimento, que é atacante, e foi uma grata surpresa nessa reta final. Os outros, acredito que ninguém merecia vestir a camisa do Botafogo. Não apenas pela falta de qualidade, mas pela postura. O time perde e há um conformismo muito grande", concluiu.