Torcedor do Peñarol foi flagrado fazendo gestos racistas no Nilton SantosReprodução

Rio - Um torcedor do Peñarol, do Uruguai, foi flagrado fazendo gestos racistas após a goleada do Botafogo por 5 a 0, nesta quarta-feira (23), no Nilton Santos, pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores. O homem imitou um macaco na direção de um gandula, que havia comemorado o gol alvinegro, marcado pelo zagueiro Barboza.
O gol de Barboza foi apenas o segundo na goleada por 5 a 0. Savarino fez o primeiro e, depois, o terceiro. Luiz Henrique fez o quarto, enquanto Igor Jesus fechou o massacre. O gandula foi retirado do gramado após ser vítima de racismo. Após o apito final, houve mais confusão entre torcedores do Peñarol e policiais militares. Alguns tentaram arremessar cadeiras na direção dos policiais.
O dia foi de clima tenso no Rio de Janeiro envolvendo o Peñarol. Horas antes do jogo de ida da semifinal da Libertadores, contra o Botafogo, torcedores do clube uruguaio se envolveram em confusão na orla da praia do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio de Janeiro. Os vândalos assaltaram pedestres e comerciantes, além de quebrarem mesas e cadeiras de quiosques e incendiarem motos.
Bombas de efeito moral foram lançadas pelos policiais tentar contornar o conflito que começou pouco antes de 12h (de Brasília). Na sequência, o Batalhão de Choque chegou ao local junto de outras equipes do comando de policiamento especializado. Então, torcedores começaram a ser rendidos. Mais de 250 uruguaios foram detidos e encaminhados para a Cidade da Polícia.