Fifa finaliza processo para reconhecer o Uruguai como tetracampeão mundial, diz 'A Bola'
Jornal português revela que a entidade validará os títulos das Olimpíadas conquistadas pelas Celeste
A Fifa pode reconhecer o bicampeonato olímpico do Uruguai como títulos mundiais e, portanto, o país passaria a ter quatro títulos - AFP
A Fifa pode reconhecer o bicampeonato olímpico do Uruguai como títulos mundiais e, portanto, o país passaria a ter quatro títulosAFP
Por Lance
Lisboa - Campeão dos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928, o Uruguai será declarado tetracampeão mundial pela Fifa. De acordo com o jornal português 'A Bola', a entidade passará a considerar os títulos das Olimpíadas conquistadas pela Celeste, numa época em que ainda não existia a Copa do Mundo.
Os Jogos Olímpicos têm muita importância para o futebol uruguaio, uma vez que àquela época as seleções usavam seus principais jogadores no torneio. Além disso, a Fifa era a organizadora da competição nos Jogos Olímpicos. Atualmente, o Comitê Olímpico Internacional (COI) coordena.
O Uruguai venceu a Suíça, em 1924, nos Jogos de Paris, por 3 a 0, na disputa pela medalha de ouro. Quatro anos depois, bateu a Argentina por 2 a 1, nos Jogos de Amsterdã. Na Copa do Mundo, os uruguaios foram campeões em 1930 e 1950, na decisão contra o Brasil, conhecido como 'Maracanazo'. Com a confirmação do tetra, a Celeste se juntará a Itália e Alemanha.