Rio - O garoto Vinicius Júnior treinou na última quinta-feira pela primeira vez com o elenco profissional do Flamengo, no Ninho do Urubu. A promessa, de 16 anos, apesar de não ter data marcada para estrear com a camisa rubro-negra, já está com seu destino praticamente selado do outro lado do Atlântico, no Real Madrid. O jornal espanhol 'Marca' afirma que a negociação entre as partes está avançada e que o martelo pode ser batido a qualquer momento.
De acordo com o site 'Globoesporte.com', o médico do clube espanhol já aprovou os resultados dos exames que Vinicius havia feito no início da semana, o que faz avançar a negociação. O valor da venda do jovem gira em torno de 45 milhões de euros (R$ 154 milhões). O contrato entre Flamengo e Real prevê uma ‘obrigação’ de venda em julho de 2018, quando o jogador completará 18 anos, idade em que poderá atuar profissionalmente na Espanha.
O acordo prevê ainda que o Real Madrid, ao receber Vinicius, tem a opção de repassá-lo ao Flamengo durante uma temporada, até junho de 2019. Este empréstimo, no entanto, dependerá diretamente do desempenho do jogador no Flamengo.
Em sua primeira atividade, Vinicius treinou com os jogadores do elenco que não atuaram no empate de quarta-feira contra o Atlético-GO (0 a 0), pela Copa do Brasil. Apesar de tímido, ele já mostrou habilidade em um treino técnico comandado por Zé Ricardo: recebeu uma bola de Trauco na ponta direita e chutou de pé esquerdo, no ângulo do goleiro.
O meia Ederson, que tem quase o dobro da idade de Vinicius (31 anos), acredita que a humildade será fundamental para o sucesso do garoto.
"Que ele tenha sempre pessoas boas ao lado dele, que possa jogar sempre sem pressão e que possa desenvolver o futebol dele nas características, e na essência dele. E não se deslumbrar nunca, manter os pés no chão. Tem toda uma carreira pela frente, e o melhor está por vir. Humildade sempre, para que possa desenvolver todo o talento que tem. É um menino que merece muito", aconselhou Ederson a Vinicius Júnior, que deve ser relacionado para o banco de reservas para a partida de amanhã, contra o Atlético-MG, às 16h, no Maracanã. Ele vestirá a camisa 20.