Por pedro.logato
Rio - O atacante Paolo Guerrero está suspenso por um ano. A Fifa deu o parecer sobre o julgamento do jogador peruano nesta sexta-feira. Com isso, o atacante não poderá disputar a Copa do Mundo que acontece na Rússia em junho de 2018.

"Depois de analisar todas as circunstâncias do caso, a Comissão de Disciplina decidiu suspender Paolo Guerrero durante o período de um ano", disse o comunicado. "Por ter dado positivo por uma substância proibida, o jogador violou o artigo 6 do regulamento antidoping da Fifa", explicou a decisão da entidade.

Guerrero foi suspenso por um ano pela FifaAFP

A audiência do caso de Guerrero ocorreu na semana passada na sede da Fifa, em Zurique. Ele foi ouvido depois de seu exame antidoping ter dado resultado positivo em partida válida pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018. Por quatro horas, a acusação apresentou as supostas provas, enquanto os advogados do jogador deram sua versão. Ao deixar a audiência, o atacante declarou que era inocente.

O jogador testou positivo para uso de benzoilecgonina, um metabólito da cocaína, em exame realizado depois do empate em 0 a 0 entre Argentina e Peru, em Buenos Aires, pela penúltima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa da Rússia de 2018, no dia 5 de outubro.

De acordo com a Fifa, o período de punição começa a valer a partir do dia 3 de novembro de 2017, data em que Guerrero foi suspenso provisoriamente. A suspensão inclui jogos nacionais e internacionais, por clubes e seleções.

Com a punição, o futuro do jogador no Flamengo está incerto. O contrato de Guerrero com o clube carioca vai até agosto do ano que vem e o Rubro-negro negociava com o peruano a possibilidade de renovação.