CBF reconhece apenas o Sport como campeão brasileiro de 1987 - Divulgação
CBF reconhece apenas o Sport como campeão brasileiro de 1987Divulgação
Por O Dia

Rio - O imbróglio jurídico envolvendo Flamengo e Sport sobre quem é o verdadeiro campeão do Brasileiro de 1987 parece ter chegado ao fim. O Supremo Tribunal Federal (STF) deu ganho de causa para o clube pernambucano, definindo por vez a ação e impedindo que o Rubro-Negro carioca possa recorrer mais uma vez.

O processo teve sua baixa definitiva efetuada, uma vez que a decisão transitou em julgado nesta sexta-feira, estourando os prazos legais para que o Flamengo tentasse reverter o novo revés. Porém, o clube aind anão se dá por vencido e promete apelar para a entidade máxima do futebol. 

"O Flamengo é o campeão, ganhou no campo e estuda novas medidas judiciais e desportivas na Fifa", informou o clube por meio de sua assessoria de imprensa. Por enquanto, a polêmica vai ficar apenas para as rodas de bate-papo nas ruas, bares e arquibancadas.

Copa União

Passando por problemas financeiros em 1987, a CBF anunciou que não poderia arcar com os custos do Campeonato Nacional daquele ano. Buscando uma competição mais rentável, 13 dos principais clubes do Brasil criaram o "Clube dos 13" e organizaram um torneio próprio, denominado Copa União. Com apenas 16 equipes, o modelo não agradou outros clubes que ficaram de fora, e a CBF interviu, fazendo uma competiçãos com os times que ficaram de fora dos jogos.

A Copa União passou a ser divida em duas partes: Módulo Verde, que incluía os clubes encabeçados pelo "Clube dos 13", e Módulo Amarelo, com as outras equipes que primeiramente ficariam de fora da competição. A CBF propôs que os dois melhores colocados de cada módulo jogassem um quadrangular para decidir o grande campeão. Flamengo e Inernacional, respectivamente campeão e vice do Módulo Verde, se recusaram a realizar as partidas apoiados pelos outros 14 clubes do Módulo Verde, a Série A da época. Deste modo, a CBF reconheceu o Sport, campeão do Módulo Amarelo após bater o Guarani, como o detentor do título daquele ano.

Você pode gostar
Comentários