Flamengo levou a melhor sobre a Ponte - Staff Images / Flamengo
Flamengo levou a melhor sobre a PonteStaff Images / Flamengo
Por HUGO PERRUSO

São Paulo - Mesmo sem uma grande atuação, o Flamengo mostrou segurança, dominou boa parte do jogo e precisou apenas de uma bela trama coletiva para estrear com vitória na Copa do Brasil. Com o 1 a 0 fora de casa, gol de Henrique Dourado, ainda na primeira etapa, o Rubro-Negro pode até mesmo empatar com a Ponte Preta, na próxima semana, no Maracanã, que avança para as quartas de final da competição.

 Contra um adversário da Série B, o Flamengo tratou de tomar conta do jogo desde o início, mesmo atuando fora de casa. E logo aos 3 minutos Vinicius Junior obrigou o goleiro Ivan a trabalhar. Aos 6, Léo Duarte chegou a marcar de cabeça em escanteio, mas a arbitragem anulou corretamente ao ver falta do zagueiro.

 

Apesar do bom início, o Flamengo não fez um grande primeiro tempo. Sem Diego, machucado, e Juan, poupado, o time tocou a bola — e quase não errava —, mas pouco chegou à congestionada área da Ponte Preta. Até que, aos 32, o Rubro-Negro conseguiu uma bela jogada: Éverton Ribeiro lançou Lucas Paquetá, que cruzou para Henrique Dourado abrir o placar e chegar ao nono gol na temporada.

 

"É sempre bom fazer gols. Conseguimos anular o adversário, fizemos o que o professor nos pediu", afirmou Dourado no intervalo.

 

E realmente a Ponte Preta foi anulada, tanto que só levou perigo duas vezes no primeiro tempo: em chutes de Orinho, que Diego Alves defendeu, e Igor, com a bola passando rente à trave.

 

Na volta do intervalo, o panorama da partida quase não mudou: com poucas emoções e o Flamengo cozinhando o jogo no toque de bola. A diferença é que a Ponte Preta se lançou mais ao ataque em busca do gol, mas a falta de qualidade fez com que a Macaca abusasse dos cruzamentos para a área.

 

O confronto só foi ganhar um pouco de emoção aos 33, quando Léo Duarte falhou feio dentro da área, escorregou e a bola sobrou para Felippe Cardoso, cara a cara com Diego Alves. Para sorte do Flamengo, o centroavante chutou no travessão e, no rebote, parou em grande defesa do goleiro rubro-negro.

 

O susto serviu para acordar o Flamengo, que enfim passou a ser mais incisivo no ataque e só não ampliou porque Vinicius Junior isolou cara a cara com o goleiro após boa arrancada, deixando o marcador para trás. O jovem atacante ainda teve outra chance, mas também mandou para fora. René também quase fez ao errar um cruzamento.

FICHA TÉCNICA

PONTE PRETA 0 X 1 FLAMENGO

Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)

Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)

Auxiliares: Leirson Martins (RS) e Lucio Beiersdorf (RS)

Cartão amarelo: André Castro (Ponte Preta)

Cartão vermelho: -

Gol: Henrique Dourado, aos 32min do primeiro tempo

Ponte Preta: Ivan; Igor Vinícius, Renan Fonseca, Reynaldo e Marciel; André Castro, Lucas Mineiro, Felipe Saraiva (Aaron), Tiago Real (Paulinho) e Orinho (Júnior Santos); Felippe Cardoso / Técnico: Doriva

Flamengo: Diego Alves; Rodinei, Réver, Léo Duarte e Renê; Cuéllar, Lucas Paquetá, Everton Ribeiro (Pará), Geuvânio (Jean Lucas) e Vinicius Júnior (Marlos Moreno); Henrique Dourado / Técnico: Maurício Barbieri

Você pode gostar