Filipe Luís é o atual técnico do time sub-20 do FlamengoPaula Reis / CRF

Filipe Luís teve uma carreira meteórica como treinador ao começar na base do Flamengo em janeiro deste ano e, quase dez meses depois, assumir os profissionais. Escolhido para ser o interino no lugar de Tite, demitido nesta segunda (30), o ex-lateral, entretanto, admitiu, em 24 de agosto, que ainda não estava pronto para assumir o cargo.
Na coletiva após o título do Mundial Sub-20, no Maracanã, Filipe Luís não escondeu o desejo de tornar-se técnico dos profissionais do Flamengo no futuro, mas foi sincero ao falar sobre seu atual momento na nova carreira.
"O jogador ficou para trás e tenho que conquistar o carinho dessa torcida do outro lado, como treinador. Se eu vir a treinar o Flamengo no futuro, é estar o mais preparado possível. Mas ainda tenho que me preparar. Eu amo estar no Flamengo. Vou fazer todo o possível para um dia chegar lá (nos profissionais)", explicou.
Até por ser um novato, já que se aposentou dos gramados em dezembro de 2023, Filipe Luís recusou propostas de outros clubes e até para ser coordenador da seleção brasileira, para começar na base do Flamengo. Na mesma coletiva, ele explicou essa opção.
"O motivo que me fez querer começar na base era montar uma comissão e ter pessoas muito qualificadas ao meu lado. Conhecer como funciona, dar função para cada um. Além de me formar e me desenvolver. Seria hipócrita dizendo que comecei como bom treinador. Faço minha parte. Comecei no lugar certo, que é na base. Já errei, acertei", disse.

Filipe Luís na base do Flamengo

O ex-lateral teve o grande momento na curta carreira de treinador em 24 de agosto, com a vitória de sua equipe sub-20 por 2 a 1 sobre o Olympiacos, da Grécia, em pleno Maracanã. O resultado garantiu o título inédito do Mundial Sub-20.
Mas antes já havia conquistado outro título, pelo sub-17. Após pendurar as chuteiras, Filipe Luís assumiu o comando da equipe juvenil em janeiro de 2024.
A passagem pelo sub-17, porém, foi curta. Após o título da Copa Rio, Filipe Luís assumiu o time sub-20. O antigo treinador da categoria, Mario Jorge, aceitou uma proposta da Arábia Saudita, e o Flamengo decidiu promover o ex-lateral.

Muitos títulos como jogador do clube

Como jogador, ele defendeu o Flamengo entre 2019 e 2023. No período, conquistou 10 troféus: Libertadores (2019 e 2022); Brasileirão (2019 e 2020); Copa do Brasil (2022); Supercopa (2020 e 2021); Recopa (2020); e Cariocas (2020 e 2021).
Agora como interino, tem a missão de levar o clube ao título da Copa do Brasil. Ele estreia pelos profissionais como treinador na quarta-feira (2), pela partida de ida da semifinal do torneio, contra o Corinthians.