Fachada da Colégio Estadual São José, em Cachoeiras de Macacu, após o furtoDivulgação

Guapimirim – O Colégio Estadual São José, que fica no limite entre Cachoeiras de Macacu e Guapimirim, ambos municípios fluminenses, foi alvo de uma barbárie contra a educação. Criminosos furtaram toda a merenda escolar que havia chegado na última sexta-feira (4/2) e todo o cabeamento elétrico, além de cortarem oito cabos de distribuição de um transformador de energia e danificarem cinco disjuntores.
O crime foi constatado na manhã desta quinta-feira (10), quando funcionários da escola chegaram para trabalhar. Os estudantes já foram avisados sobre o ocorrido.
Ademais, os ladrões furtaram a central de internet do colégio, televisores, equipamentos de salas de cinema, dois data-shows, ferramentas de ‘sala maker’ (laboratório de criatividade), sete aparelhos de ar condicionados, três freezers, duas geladeiras, uma máquina de lavar recém-comprada, entre outros itens.
Não satisfeitos em saquear e depredar patrimônio público, os criminosos ainda levaram cadernos, canetas, ventiladores e 10 caixas de absorventes. O delito não pode ser considerado “roubo”, porque não houve emprego de violência, já que aconteceu quando a unidade de ensino estava fechada.
Esse crime serve de alerta para escolas de Guapimirim e de outras cidades da região para que reforcem a segurança em horário noturno e fins de semana.
A avaliação de pessoas próximas com que O Dia conversou é de que os prejuízos estimados sejam de R$ 200 mil. Além das perdas materiais, o crime compromete gravemente as aulas, que tiveram início na última segunda-feira (7) na rede estadual, já que o colégio está sem energia e perdeu sua infraestrutura.
“No nosso entendimento, a comunidade local, indiretamente, foi roubada também”, disse um trecho do comunicado que o Colégio Estadual São José enviou aos alunos.
O caso foi denunciado a 159ª DP (Cachoeiras de Macacu), que informou à reportagem estar fazendo diligências para apurar o crime.
Quem tiver informações sobre os autores do crime pode acionar a 159ª DP (Cachoeiras de Macacu) pelos telefones (21) 2649-2979 e (22) 99926-2719 – também WhatsApp – ou pelo instagram @159dp .