Uma residência fica completamente alagada por causa da chuva de ontemDivulgação - Redes Sociais

Guapimirim – A previsão para as próximas horas é de mais temporal para Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (15/2), alerta amarelo de “perigo potencial” de chuvas intensas de até 50 milímetros por dia.
A referida cidade ainda tenta se recuperar dos estragos causados pela chuva de ontem (14), que deixou sete famílias desabrigadas e afetou 40 residências.
No intervalo de uma hora e meia, choveu 130 milímetros, o equivalente a 13 dias de chuva esperada para o mês de fevereiro, segundo a Prefeitura de Guapimirim ao O Dia. Ruas ficaram alagadas e a água invadiu casas e lojas.
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos está fazendo a limpeza de vias e o recolhimento de móveis que ficaram destruídos nas casas atingidas.
A Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil está mapeando as áreas atingidas e atendendo as vítimas, enquanto que a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos cuida da parte de acolhimento das famílias afetadas.
Em caso de emergência, de deslizamento de terra próximo a residências, inundações nas mesmas ou desmoronamento, é possível acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo telefone 199. Em Guapimirim, por exemplo, a população pode acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone (21) 2632-2947.