Guapimirim – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo aviso de chuvas para Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e para outras cidades fluminenses próximas. O alerta laranja, que prevê chuvas intensas, foi dado às 11h desta quarta-feira (16/2) e tem duração de 24 horas.
De acordo com o órgão, a previsão é de 50 a 100 milímetros por dia de chuva, com ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora, risco de alagamentos, de corte de energia elétrica, de descargas elétricas e queda de galhos de árvores.
A meteorologia também coloca em alerta laranja, de perigo, cidades próximas como Petrópolis, Teresópolis, Cachoeiras de Macacu, Magé, Duque de Caxias e Nova Friburgo, além de outras mais afastadas como São José do Vale do Rio Preto, Paracambi, Miguel Pereira, Barra Mansa e Três Rios.
O alerta é extremamente importante, mas também causa preocupação, principalmente em Petrópolis, na Região Serrana, que já registrou ao menos 94 mortos e 372 desabrigados, conforme balanço parcial da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Rio de Janeiro, na noite desta quarta-feira (16).
Em Guapimirim, por exemplo, o forte temporal da última segunda-feira (14), que durou uma hora e meia e foi equivalente a 13 dias de chuvas esperadas para fevereiro, alagou residências e lojas. Ao menos 55 famílias foram afetadas e tiveram de deixar os imóveis. Várias delas optaram por ficar com parentes em vez de irem para abrigos públicos.
Em caso de fortes temporais, os órgãos de meteorologia recomendam que os aparelhos elétricos e quadros de energia em geral sejam desligados. É importante evitar ao máximo carregar o celular para não sofrer choque.
Em caso de enxurrada, é recomendado colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos para protegê-los.
Em caso de emergência, de deslizamento de terra próximo a residências, inundações nas mesmas ou desmoronamento, é possível acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo telefone 199 de qualquer parte do Brasil.
Em Guapimirim, por exemplo, a população também pode acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone (21) 2632-2947.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.