A arte com argila é um exemplo de artesanato com o uso mecânico e intervenção de mãos humanasLuAnn Hunt - Pixabay - Creative Commons

Guapimirim – A Secretaria Municipal de Turismo de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, está fazendo o cadastro de artesãos residentes na cidade para que possam participar do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PFAF). Desse modo, os profissionais do setor poderão participar de capacitações e de produções de feiras, por exemplo.
O PFAF é fruto de uma parceria firmada em dezembro de 2021 entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ). O programa contempla 46 cidades fluminenses, entre elas Guapimirim, onde serão realizadas feiras de artesanato.
No primeiro momento, o PFAF visa mapear o artesão fluminense, seu município de origem / atuação e seus trabalhos.
O PFAF descreve o artesanato como obras feitas por artesãos à mão, com o uso de ferramentas ou até mesmo mecânicas, contanto que tenha sido manipulado à mão na conclusão do mesmo.
O cadastro ao PFAF pode ser feito presencialmente na Secretaria Municipal de Turismo de Guapimirim, na Avenida Dedo de Deus nº 820, no Centro, na antiga sede da prefeitura, das 8h às 17h, e também diretamente ao programa estadual, no link https://forms.gle/JASwuQWB9rpieChB7 , por meio do preenchimento de um formulário no Google Docs.