Imagem ilustrativa de uma urna eletrônicaTSE - Divulgação

Guapimirim – O prazo para tirar o título de eleitor ou para resolver pendências com a Justiça Eleitoral termina nesta quarta-feira (4/5). Essa é a data limite para que cidadãos de Guapimirim e de todo o Brasil possam regularizar o título, alterar local de votação ou de dados cadastrais, bem como incluir o nome social, por exemplo.
O nome social é um direito destinado a travestis, transexuais e transgêneros. A autodeclaração do eleitor ou da eleitora é suficiente para tal solicitação.
Todas as demandas podem ser solicitadas via internet na plataforma Título Net, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O link é este: https://cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento .
Se houver alguma irregularidade ou pendência não resolvida dentro do prazo, o eleitor poderá ficar impedido de votar nas eleições de 2022, mas isso varia conforme o caso.
Adolescentes de 16 e 17 anos têm a opção de requerer o título de eleitor. Embora a votação não seja obrigatória para essas faixas etárias, eles podem exercer um direito importante de exercer a cidadania em nome da democracia brasileira.
Recomenda-se que os eleitores verifiquem a existência de multas em decorrência de alguma eleição ou turno que não tenha votado. Em caso positivo, basta gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagá-la no Banco do Brasil.
Nas eleições de 2022, os guapimirienses, assim como os demais brasileiros aptos, votarão para eleger presidente, senador, governador, deputado federal e deputado estadual.