A cerimônia de lançamento do programa Alfabetiza Guapimirim aconteceu na Escola Municipal Professora Acácia Leitão PortellaSecom PMG - Divulgação

Guapimirim – A Prefeitura de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, lançou o programa Alfabetiza Guapimirim, na última quinta-feira (28/4), na Escola Municipal Professora Acácia Leitão Portella, em Parada Modelo. O objetivo é conter um déficit educacional que se agravou com a pandemia de coronavírus (covid-19) no país. Um estudo realizado pela Secretaria Municipal de Educação, em 2021, constatou que 650 alunos do 3º ao 9º ano, da rede municipal de ensino, não sabem ler nem escrever.
O programa vai oferecer aulas de reforço. A data de lançamento coincidiu com o Dia Nacional da Educação.
“Nosso Departamento Pedagógico e nossas subsecretarias fizeram um levantamento e um diagnóstico, e a gente chegou ao número assustador de mais de 600 alunos do terceiro ao nono ano que não sabem ler, e a gente levou isso para a prefeita. Ela se assustou com os dados e nos autorizou a colocar em prática o programa Alfabetiza Guapimirim, com aulas de reforço. Daqui a pouco, todos esses alunos vão estar devidamente alfabetizados”, explicou o secretário municipal de Educação, Ricardo Almeida.
“O Alfabetiza Guapimirim vai promover, de maneira justa, a inserção social dos nossos alunos e dar oportunidade de recuperação da aprendizagem da leitura, da escrita e da interpretação de textos das mais diversas áreas”, disse a prefeita de Guapimirim, Marina Rocha.
“É muito bacana a iniciativa da Secretaria de Educação. É um novo começo para a educação de Guapimirim”, elogiou o vice-prefeito Natalício da Farmácia.
“Isso vai recuperar a autoestima desses alunos, porque alfabetizar, ler e escrever, é um processo muito lindo. O programa tem esse objetivo de resgatar. Por isso, a Secretaria de Educação está trazendo esse resgate desse aluno. A minha expectativa é que até o meio do ano 50% dos alunos já estejam alfabetizados”, comentou a coordenadora do programa Alfabetiza Guapimirim, Cristiane Andrade.
A título de curiosidade, em outubro do ano passado, a Secretaria Municipal de Educação de Guapimirim começou a implementar a Busca Ativa, programa que tem por intuito combater outro déficit educacional, o analfabetismo, e tem o apoio de agentes de postos de saúde e de lideranças religiosas. O programa é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e que conta com a parceria do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).