Votos válidos - Instituto Ágora Pesquisa
Votos válidosInstituto Ágora Pesquisa
Por O Dia
Saquarema - A pesquisa registrada pelo TRE, foi realizada no município e aponta a candidata à reeleição, Manoela Peres (DEM), como favorita para o pleito municipal. Realizada pelo instituto Ágora Pesquisa, os registros mostram que a consulta aconteceu no último dia 05, nos três distritos da cidade, além do interior.

Galeria de Fotos

Todos os votos Instituto Ágora Pesquisa
Votos válidos Instituto Ágora Pesquisa


Na pesquisa estimulada de votos, Manoela (DEM) obteve o índice de 62% de intenção de votos entre os eleitores. Já o segundo colocado, o vereador Rodrigo Borges (Republicanos) obteve 8%, seguido de Renato Ribeiro (Solidariedade) com 3%, Marcio Motta (PSD) com 2%, e Luciana Queiroz (PSB) e Cosme Souza (PCdoB) com 1% cada. Os votos brancos e nulos somam 12%. Não souberam ou não responderam equivalem a 11%.

Considerando apenas os votos válidos, quando se tiram os votos brancos e nulos, Manoela Peres amplia a vantagem para 81%, seguida de Rodrigo Borges com 10%, Renato Ribeiro com 4%, Marcio Motta aparece com 3%, Luciana Queiroz e Cosme Souza com 1% cada.

Levando-se em consideração o resultado da eleição de 2016 em Saquarema, onde 45.211 votos foram considerados válidos para a disputa na cidade, o quadro político atual na cidade se desenvolveria com a seguinte proporção: Manoela venceria a disputa com 36.620 votos, seguida de Rodrigo Borges (4.521 votos), Renato Ribeiro (1.808 votos), Marcio Motta (1.355 votos), Luciana Queiroz e Cosme Souza com 452 votos cada.

Os pesquisadores do Instituto Ágora também perguntaram em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum para Prefeito de Saquarema. Neste quadro, o índice de rejeição apontou Rodrigo Borges com 12% e Cosme Souza, com 10%. Os demais candidatos apareceram tecnicamente empatados com média de 7 pontos percentuais. Já 48% dos entrevistados afirmaram considerar votar em todos, não sabem ou não responderam à pergunta.

Em um segundo cenário, a avaliação foi do desempenho de Manoela Peres à frente da Prefeitura de Saquarema. Perguntados, 77% dos entrevistados disseram aprovar o trabalho da atual prefeita no Executivo Municipal. Já 18% dos entrevistados desaprovam a forma de governo e 5% não souberam ou não responderam à pesquisa.

A pesquisa realizada em Saquarema foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro no dia 06 de outubro, sob o número 03245/2020. 400 eleitores foram entrevistados e a margem de erro é de 5% para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.