Itaboraí flexibiliza uso de máscaras faciais no municípioFoto: Divulgação

Itaboraí - Após uma reunião e decisão da Comissão de Acompanhamento de Indicadores da Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, assinou o decreto (nº26) flexibilizando o uso de máscaras no município. As medidas entraram em vigor ontem, segunda-feira (07/03) e poderão ser modificadas, a qualquer momento, de acordo com as orientações das autoridades de saúde.
Com o novo decreto, fica desobrigado o uso de máscaras faciais em locais abertos e vias públicas. O uso de máscaras em locais fechados também fica dispensado, desde que observadas as regras relativas à apresentação do passaporte de vacinação e demais normas sanitárias vigentes.
Vale ressaltar que fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras nas unidades de Saúde e escolares de Itaboraí. E recomenda-se a utilização de máscaras nos transportes coletivos. A decisão da comissão foi tomada a partir da análise atual da situação epidemiológica no âmbito municipal.
O decreto municipal considera os índices de vacinação nas faixas etárias: maiores de 18 anos; maiores de 12 anos e maiores de cinco anos. Além de considerar também o Decreto Estadual nº 47.973, de 3 de março de 2022.
Ainda de acordo com o decreto, a Comissão de Acompanhamento de Indicadores da Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) se reunirá periodicamente a fim de avaliar o impacto das medidas atualizadas, bem como a evolução dos indicativos de vacinação.