No Noroeste Fluminense, o aviso abrange os municípios: Aperibé, Itaocara, Laje do Muriaé, Miracema e Santo Antônio de Pádua. - Foto: reprodução internet
No Noroeste Fluminense, o aviso abrange os municípios: Aperibé, Itaocara, Laje do Muriaé, Miracema e Santo Antônio de Pádua.Foto: reprodução internet
Por Lili Bustilho
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) emitiu um aviso de Atenção - risco de fenômeno adverso - informando a possibilidade de ocorrer chuva localmente de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas, ocasionais rajadas de vento e queda de granizo em cinco cidades do Noroeste Fluminense. O aviso abrange Aperibé, Itaocara, Laje do Muriaé, Miracema e Santo Antônio de Pádua.
Muita chuva no Sudeste no fim de semana

De acordo com a Climatempo - empresa de serviços de meteorologia - a configuração da circulação dos ventos na alta atmosfera vai favorecer a chegada de muita umidade ao Sudeste do Brasil no fim desta semana, principalmente na região entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A previsão é de chuva ainda pela manhã nestas áreas, e entre a tarde e a noite ocorrem as pancadas de chuva mais intensas. No domingo (14), o acumulado de chuva diminui e a chuva mais volumosa acontece entre o sul e Zona da Mata de Minas, centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio e Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo.

Ainda no fim de semana, tanto no sábado como no domingo, há previsão de volumes significativos de chuva para as áreas de divisa de Minas Gerais com Goiás. Já o norte e o nordeste de Minas Gerais, o norte do Rio de Janeiro e o Espírito Santo terão um fim de semana quase sem chuva. A configuração da circulação dos ventos na alta atmosfera vai favorecer a chegada de muita umidade ao Sudeste do Brasil no fim desta semana, principalmente na região entre São Paulo, Minas Gerais e Rio De Janeiro.