Panorama do Noroeste Fluminense: Rio Carangola em Natividade e Porciúncula é o que mais preocupa
O DIA conversou com o coordenador regional da Defesa Civil, Coronel BM Joelson de Oliveira
Por Lili Bustilho
As fortes chuvas das últimas 48 horas ocorridas em algumas cidades mineiras ocasionaram o aumento, considerado alto, no nível no Rio Carangola - no perímetro de Orizânia - o que começa a trazer preocupações aos principais órgãos públicos de Natividade e Porciúncula, no interior do estado do Rio. O DIA conversou com o coordenador do Norte/Noroeste Fluminense da Defesa Civil, Coronel BM Joelson de Oliveira, que fez um panorama das condições na Região. Em Natividade, a medição por volta das 19h, batia a marca de 3,80 metros e para sair da calha tem que ultrapassar 5,20m. Já em Porciúncula, às 21h, o nível estava em 4,90m sendo a cota de inundação de 5,20m.
"Essas águas devem pegar mais por cima de Natividade, mas isso está sendo monitorado. Itaperuna não, pois o Rio Muriaé é bastante caudaloso, mas depende das chuvas desta sexta e sábado (19 e 20), se as previsões se concretizarem nós veremos o nível de chuva que pode cair e com isso até pode ser que atinja Itaperuna, mas a princípio afeta Porciúncula e Natividade." esclareceu.
Ainda de acordo com o coronel Joelson, "O Rio Carangola está subindo muito rápido, em Natividade por volta das 15h estava em 3,70 metros sendo que transborda em 5,20m. Tendo uma velocidade de 20 a 25 cm por hora, então se continuar assim pode ser que daqui a 10 horas (na madrugada) o rio transborde em Porciúncula. Está em processo de evolução de subida rápida", pontuou.
O coordenador regional explicou ainda que o Rio Carangola sofre influência das cidades de Orizânia, Faria Lemos e Tombos tendo sua cabeceira em Carangola.