Quando questionados a respeito das principais mudanças na rotina profissional, 22,2% declararam conviver com um trabalho extenuante
Quando questionados a respeito das principais mudanças na rotina profissional, 22,2% declararam conviver com um trabalho extenuanteFoto: reprodução internet
Por Lili Bustilho
Doze moradores do Noroeste Fluminense, na manhã desta quinta-feira, 19, aguardam na fila de espera por vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19. O Ministério Público do estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva – Núcleo Itaperuna - acompanha a situação da saúde pública na Região. O DIA conversou com o promotor Dr. Matheus Gabriel dos Reis Rezende, que foi informado pela Central de Leitos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), que as vagas da rede SUS, de UTI no Noroeste do Rio estão todas ocupadas, sendo quarenta delas em Bom Jesus do Itabapoana; outras dez em Itaperuna e seis em Miracema.
FILA DE ESPERA - Dados obtidos pelo DIA no fim da manhã de hoje (19) junto ao MP apontam que 12 pessoas aguardam na fila de espera por leitos. Três óbitos confirmados na Região por ausência de vagas.
Publicidade
NOVA REUNIÃO COM PREFEITOS - Uma nova reunião virtual acontece nesta sexta-feira, 19, as 10h entre MP e prefeitos para alinharem novas medidas de combate a propagação da Covid-19, evitar novas mortes, conter a atual situação de saúde na Região diante do possível "colapso" dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma discussão prévia ocorreu ontem.

O último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Bom Jesus do Itabapoana onde está situado o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) que é a referência no tratamento da rede pública nos casos mais graves da Covid-19, apontam que a unidade possuía no dia 18, doze pacientes da cidade e outros vinte e oito dos demais municípios internados na UTI.