Inscrições devem ser realizadas até 18 de agosto, por e-mail.Foto: divulgação

O Instituto Federal Fluminense está com inscrições abertas para os Processos Seletivos de Ingresso de Portadores de Diploma, Reingresso de Estudantes e Transferências Interna e Externa. São 635 vagas para Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação, referentes ao 2º semestre de 2021, distribuídas entre os Campi Avançado São João da Barra, Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé e Quissamã.
Os candidatos interessados devem realizar as inscrições até o dia 18 de agosto de 2021, por e-mail, mediante envio da documentação exigida nos editais. Não haverá provas. Confira, abaixo, o número de vagas, campi ofertantes, procedimentos para inscrição e as formas de seleção em cada um dos processos seletivos.
Publicidade
Ingresso de Portadores de Diploma:
A seleção é destinada a candidatos que tenham diploma de cursos de graduação, cursados em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). São 20 vagas para os Campi Bom Jesus do Itabapoana, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé.
Publicidade
As inscrições deverão ser feitas mediante envio da documentação exigida no Art. 6.º do Edital N.° 143/2021 para o e-mail [email protected] A taxa de inscrição, no valor de R$ 75,00, deverá ser emitida no Portal do Tesouro Nacional e paga em qualquer agência do Banco do Brasil.
O Processo Seletivo será realizado por meio da análise dos documentos enviados e avaliação acadêmica da compatibilidade curricular entre os cursos. Todas as informações estão disponíveis no Portal de Seleções.
Publicidade
Reingresso de Estudantes em Cursos Técnicos de Nível Médio:
Podem participar desta seleção os estudantes de Cursos Técnicos de Nível Médio do IFF, em situação de evasão há, no máximo, cinco anos, que desejam reabrir sua matrícula. São 97 vagas para os Campi Avançado São João da Barra, Cabo Frio, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé e Quissamã.
Publicidade
As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas por e-mail, mediante envio da documentação exigida no Art. 6º do Edital N.º 147/2021 para o endereço [email protected] A avaliação dos pedidos de reingresso será realizada pela Coordenação de Curso ou Diretoria de Ensino do campus, de acordo com os critérios estabelecidos no edital. As informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções.
Reingresso de Estudantes em Cursos de Graduação:
Publicidade
Este Processo Seletivo destina-se a estudantes de Cursos de Graduação do IFFluminense em situação de evasão, há no máximo cinco anos, que queiram reabrir sua matrícula. São ofertadas 91 vagas para os Campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé.
Para realizar a inscrição, gratuita, os candidatos deverão enviar a documentação exigida no Art. 6º do Edital N.º 146/2021 para o e-mail [email protected] A avaliação dos pedidos de reingresso será realizada pela Coordenação de Curso ou Diretoria de Ensino do campus, de acordo com os critérios estabelecidos no edital. Todas as informações estão disponíveis no Portal de Seleções.
Publicidade
Transferência Interna:
Podem participar desta seleção os estudantes de cursos de graduação do IFFluminense que tenham interesse em transferência entre cursos ou entre os campi do Instituto. São 216 vagas para cursos de graduação dos Campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé.
Publicidade
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas mediante envio da documentação exigida no Art. 6º do Edital Nº 144/2021 para o e-mail [email protected] O processo seletivo será composto por avaliação da documentação, verificação da aprovação do estudante nos componentes curriculares dos períodos anteriormente cursados no IFF (o candidato deverá estar aprovado em todos os componentes), além de avaliação acadêmica realizada pela Coordenação de Curso, para verificação de compatibilidade curricular entre os cursos. As informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções.
Transferência Externa:
Publicidade
A seleção é destinada a estudantes regularmente matriculados, no ano letivo de 2021, em cursos de graduação de outras instituições de Ensino Superior, reconhecidos e/ou autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), que tenham interesse em transferência para cursos de graduação do IFFluminense. São ofertadas 211 vagas para os Campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé. Para realizar a inscrição, o candidato deve enviar a documentação exigida no Art. 8º do Edital N.º 145/2021 para o e-mail [email protected] A taxa de inscrição, no valor de R$ 75,00, deverá ser emitida no Portal do Tesouro Nacional e paga em qualquer agência do Banco do Brasil.
O processo seletivo será composto por análise dos documentos apresentados e avaliação acadêmica da compatibilidade curricular entre os cursos. Acesse todas as informações no Portal de Seleções.
Publicidade
Resultados – a divulgação dos resultados dos processos seletivos para os Campi Avançado São João da Barra, Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Guarus, Itaperuna, e Quissamã será realizada no dia 30 de agosto de 2021. Já os resultados das seleções para cursos do Campus Macaé serão divulgados no dia 08 de setembro.