1º Torneio de Xadrez de Prevenção ao Uso de Drogas do Vale do Itabapoana e região.Divulgação/PMVS

VARRE-SAI - O ensino de xadrez nas escolas de Varre-Sai, no Noroeste Fluminense, continua dando bons frutos. Sete alunos do município participaram do 1º Torneio de Xadrez de Prevenção ao Uso de Drogas do Vale do Itabapoana e região que aconteceu no último sábado (14/08). Os atletas de tiveram o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A competição ocorreu no Shopping Bom Jesus, em Bom Jesus do Itabapoana, e tiveram bons resultados. O varre-saiense Hugo Fabri Filho ficou com o segundo lugar geral da competição. O prefeito da cidade bonjesuense, Paulo Sergio Cyrillo, participou do evento.

O torneio celebrou a inauguração da Academia de Xadrez Mentes Brilhantes, idealizada por Jones Urubatan Frias Rabello, e contou com a participação de 15 enxadristas, 7 deles de Varre-Sai, sob a orientação do vereador e professor de Educação Física e Xadrez (com viés pedagógico) e árbitro da Federação Mineira de Xadrez, José Carlos Monteiro (Pará). Todos ganharam medalhas e os primeiros colocados, receberam troféus.

O evento foi uma preparação para o Torneio Internacional de Xadrez que vai acontecer do dia 26 a 29 de agosto, em Bom Jesus do Itabapoana, que contará com a participação de vários mestres brasileiros e internacionais e a participação de 20 atletas do município de Varre-Sai, também com o apoio da Prefeitura de Varre-Sai, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

“O xadrez desenvolve o raciocínio lógico, concentração e espírito esportivo, ensinando a lidar com o respeito e a responsabilidade. A participação dos alunos no torneio foi importante, mas a nossa intenção não é somente formar atletas e sim, cidadãos”, afirmou o professor Pará.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Calos Alberto da Silva, o trabalho iniciado nas escolas em 2012 com o xadrez, está refletindo em bons resultados. “A Secretaria Municipal de Educação e Cultura parabeniza os alunos que participaram do torneio de xadrez, representando nosso município. Nós vamos continuar incentivando a prática do xadrez, introduzindo-o na grade curricular das escolas municipais. O bom resultado no torneio é fruto de um trabalho iniciado em 2012 e que a gente pretende dar continuidade nos próximos anos”, lembrou Calos Alberto da Silva. Continua após foto.
1º Torneio de Xadrez de Prevenção ao Uso de Drogas do Vale do Itabapoana e região. - Divulgação/PMVS
1º Torneio de Xadrez de Prevenção ao Uso de Drogas do Vale do Itabapoana e região.Divulgação/PMVS
Publicidade


Resultados do 1º Torneio de Xadrez de Prevenção ao Uso de Drogas do Vale do Itabapoana e Região:
1º Lugar Geral: Gabriel Urubatan (Academia Mentes Brilhantes)

2º Lugar Geral: Hugo Fabri Filho (Clube de Xadrez Varre Sai)

3º Lugar Geral: Lorenzzo Urubatan (Academia Mentes Brilhantes)

Sub 12:
Campeão: Lorenzzo Urubatan (Academia Mentes Brilhantes)

2º Lugar: Diego Miranda (Núcleo do Boa Vista de BJI)

3º Lugar: Luiz Gustavo (Núcleo do Boa Vista de BJI)

Sub 14:
Campeão: Eduardo José (Clube de Xadrez Varre Sai)

2º Lugar: Bernardo Gabriel (Clube de Xadrez Varre Sai)

3º Lugar: Gustavo Antonio (Clube de Xadrez Varre Sai)

Sub 16:
Campeão: Gabriel Urubatan (Academia Mentes Brilhantes)

2º Lugar: Hugo Fabri Filho (Clube de Xadrez Varre Sai)

3º Lugar: Heitor Abib Hugo José (Clube de Xadrez Varre Sai)

4⁰ Lugar: João Pedro da Silva Barreto (Clube de Xadrez de Varre-Sai.

OPEN:
Campeão: Jones Urubatan Filho (Academia Mentes Brilhantes)

2º Lugar: Mateus Pimente (Clube de Xadrez de Bom Jesus do Norte)

3º Lugar: Rafael Degli (Núcleo do Boa Vista de BJI)

Maior delegação: Clube de Xadrez Varre Sai
Delegação Campeã: Academia de Xadrez Mentes Brilhantes