O Noroeste Fluminense segue em risco alto para o contágio da Covid-19, de acordo com a divulgação da Secretaria de Estado de Saúde desta sexta-feira (13/08), relacinada a 43ª edição do Mapa de Risco da doença.
Embora o levantamento mostra o estado em risco baixo (bandeira amarela) pela quinta semana consecutiva, os indicadores epidemiológicos e a capacidade do sistema indicam tendência de alta em algumas regiões.
Das nove regiões do estado, cinco permanecem em bandeira amarela: Médio Paraíba, Serrana, Baixada Litorânea, Baía da Ilha Grande e Metropolitana II. A região Metropolitana I também permanecem em bandeira vermelha. As regiões Norte e Centro-Sul estão em bandeira laranja.
“Observamos um discreto aumento de casos nessas últimas semanas e, de forma antecipada, colocamos em prática o Plano de Contingência da Covid-19. Ele prevê a ativação de níveis de contingência a partir de determinados cenários epidemiológicos e nos permite tomar algumas decisões, como a abertura ou o fechamento de leitos, com mais tranquilidade – analisa o secretário de Estado de Saúde”, disse Alexandre Chieppe.
Publicidade
Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada município.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.