Candidatos a prefeito de Itatiaia: Adalberto Luiz Bisol (PDT); Bruno Diniz (SD); Fabíola Soares (PSOL); Irineu Nogueira (PTB); e Silvano Rodrigues da Silva (PSC).Montagem

No próximo domingo (13), 25.164 mil eleitoras e eleitores de Itatiaia voltam às urnas para escolha do novo prefeito e vice. Desde o início do ano passado, a cidade vem sendo administrada pelos presidentes da Câmara Municipal de Vereadores. A votação acontece das 7h às 17h.

Cinco chapas disputam a Prefeitura e os eleitos neste domingo exercerão mandato até 31 de dezembro de 2024. Concorrem Adalberto Luiz Bisol, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT); Bruno Diniz (SD), pela coligação O Futuro é Agora; Fabíola Soares, pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol); Irineu Nogueira (PTB), pela coligação Pelo Futuro de Itatiaia, e Silvano Rodrigues da Silva (PSC), o Vaninho, pela coligação Seus Filhos Resgatando Itatiaia.

O jornal O Dia perguntou aos cinco candidatos quais as propostas para as principais áreas e ainda fez uma pergunta: "Como você espera que o seu governo seja conhecido?" Abaixo, estão os nomes de cada candidato. Clique e confira a resposta de cada um.

Adalberto Luiz Bisol (PDT)

Bruno Diniz (SD)

Fabíola Soares (PSOL)

Irineu Nogueira (PTB)

Silvano Rodrigues da Silva, o Vaninho (PSC)

Medidas sanitárias
Por medida de prevenção sanitária, o início da votação foi antecipado em uma hora, com as seções eleitorais funcionando das 7h às 17h. A apresentação do documento de identificação oficial com foto ao mesário ou à mesária será feita a distância. Haverá álcool em gel disponível e o uso de máscara cobrindo nariz e boca será obrigatório.
Eleições suplementares
O ex-prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, foi eleito em 2016 e reeleito em 2020, mas como tinha assumido o cargo de prefeito provisório em 6 de julho de 2016, a 89 dias antes de sua primeira vitória nas urnas. No entendimento do TSE, a reeleição em 2020 configurou um terceiro mandato consecutivo, o que é proibido.

Com isso, o presidente da Câmara de Vereadores, Imberê Moreira Alves (PRTB), assumiu o cargo de forma interina, mas foi afastado por suspeita de improbidade administrativa. Em junho de 2021, o novo presidente da Câmara dos Vereadores, Silvano Rodrigues da Silva (PSC), passou a administrar a prefeitura.

Desde dezembro de 2021, quando aconteceu uma nova eleição para presidir a Câmara de Vereadores, a prefeitura vem sendo conduzida de forma interina pelo vereador Thiago Rodrigues Moreira (DEM).