Prefeito Welberth Rezende visita fazendas da região para discutir os rumos do da economia rural do município.
Prefeito Welberth Rezende visita fazendas da região para discutir os rumos do da economia rural do município. Foto: Moisés Bruno.
Por Bertha Muniz
MACAÉ - Fomentar a atividade agrícola, criando um arranjo na produção local com mais geração de emprego e produtividade na agroeconomia, voltada para incentivos ao produtor rural. Esse é o objetivo detalhado pelo prefeito Welberth Rezende para o crescimento da agricultura, durante visita, nesta terça-feira (11), à Fazenda Saudade com o Secretário de Agroeconomia, Luiz Fernando Borba Pessanha.
"Vamos avançar em incentivos ao agricultor para aumentar a produção rural. Macaé é terra do petróleo e gás, mas também estamos trabalhando novas oportunidades na área de turismo, educação e também muitas possibilidades na agricultura", ressaltou.
Publicidade
Luiz Fernando Borba Pessanha observou que o projeto é criar uma cooperativa de grãos para aumentar a produtividade dos agricultores de Macaé. "Vamos montar uma cooperativa de grãos. A agroeconomia vai entrar com estrutura jurídica e contábil. Queremos trazer mais produtores, incentivando os de pequeno porte", disse, destacando que a cooperativa poderá fazer secagem e terá equipamento para colheita, o que vai dar o suporte para aumentar o volume de produção e gerar emprego.
O proprietário da Fazenda Saudade é o produtor rural Gonçalo Meireles Dias, o maior de milho, soja e feijão do Estado do Rio, e um dos líderes na pecuária: são 9,8 mil cabeças de gado com trabalho de confinamento. "Os portos do Rio vão começar a ter um terminal para grãos para atender Rio, Espírito Santo, sul da Bahia e Minas Gerais. Para isso precisamos ter volume de soja e milho, que são os dois principais commodities para exportação. É importante que o grande, médio e pequeno agricultor participem", assinalou Gonçalo.
Publicidade
Produção da soja na Fazenda Saudade é do tipo 1 e supera média nacional
Gonçalo contou que durante alguns anos estudou com a Embrapa a melhor alternativa para definir o tipo de soja que se adapta ao clima local. "Escolhemos o tipo de soja ideal para o nosso solo. Tivemos este ano uma produtividade de 73 sacos por hectare, que consideramos muito bom, acima da média nacional (65 sacos por hectare) e a qualidade da categoria da soja foi o tipo 1", informou.
Publicidade
A produtividade de milho no Brasil é 90 sacos por hectare. A Fazenda Saudade gente chega a produzir 120 sacos por hectare. "É um incentivo para todos os produtores, precisamos que mais produtores plantem soja, plantem milho para criarmos um mercado com volume significativo", comentou. A Fazenda Saudade possui 50 funcionários.