Novo Terminal Portuário de Macaé (Tepor) será construído no bairro São José do BarretoDivulgação

Macaé -  O tão sonhado Terminal Portuário de Macaé (TEPOR) recebeu na última terça-feira (11) a Licença de Instalação, emitida pela Comissão Estadual de Controle Ambiental – CECA. O projeto foi aprovado por unanimidade, o que garante o início das obras do porto que tem grande importância para o município, que passa por um período de transição da 'Capital Nacional de Petróleo' para 'Capital Nacional da Energia'.
A Licença de Instalação aprovou as técnicas e práticas que serão utilizadas nas fases de planejamento e execução de obras, pré-testes e comissionamento, operação e manutenção e finalmente no futuro o descomissionamento. Com a concessão desta licença, as obras já poderão ser iniciadas, logo após a assinatura dos contratos de financiamento do empreendimento.
Lembrando que, o importante porto para a indústria nacional de petróleo e gás, já havia obtido em 11 de novembro de 2019 a sua Licença Prévia, que aprovou os estudos ambientais e as medidas de prevenção a serem adotadas na implementação do empreendimento.
O TEPOR e a geração de empregos - O Terminal Portuário de Macaé vai dispor de terminais para recebimento de petróleo e gás originados das plataformas das Bacias de Campos e de Santos, e após o tratamento enviará estes produtos para distribuição por todo o Brasil ou para exportação, gerando divisas e impostos ao país.
Pelo estudo apresentado, haverá uma significativa oferta de mão de obra para a toda a região e estados vizinhos. Além de uma forte geração de vagas de empregos, trará um grande incentivo à indústria e comércio de toda a região do Norte Fluminense, atraindo muitas empresas à região.
Pelo estudo apresentado, haverá uma significativa oferta de mão de obra para a toda a região e estados vizinhos - Divulgação
Pelo estudo apresentado, haverá uma significativa oferta de mão de obra para a toda a região e estados vizinhosDivulgação
O trâmite - O projeto TEPOR – Terminal Portuário de Macaé passou por altos e baixos nos últimos anos. Foram realizadas várias audiências públicas, para debater com a sociedade a importância da construção do porto para a região. Esbarrando na burocracia do poder público e em algumas associações contra o projeto, alegando que o porto comprometeria a qualidade de vida e/ou do ambiente em Macaé.
Em 2013, foi realizado um Estudo de Impacto Ambiental, que obteve a Licença Prévia emitida em 2016, ocasião em que o então governador em exercício, Francisco Dornelles, considerou de utilidade pública as intervenções necessárias nas áreas destinadas a construção do terminal portuário e obras conexas, situadas o bairro São José do Barreto, com objetivo de atender a crescente demanda de suprimentos da cadeia de petróleo e gás, setor condicionante do desenvolvimento nacional, fornecendo as plataformas o insumos e equipamentos necessários para seu funcionamento, dentre outras considerações.
A Associação Comercial e Industrial de Macaé esclareceu que, "em todos os 35 anos de operação do porto de Imbetiba que se situa dentro da cidade não trouxe riscos para a população, e que nunca foi presenciado qualquer acidente de expressão como explosões e vazamentos".