Magé - Para evitar o descarte inadequado de substâncias nocivas no meio ambiente, a Secretaria de Agricultura Sustentável de Magé vai realizar, de 15 de agosto a 1º de setembro, a campanha de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, que poderão ser depositadas em bigbags (sacos de ráfia destinadas a grandes volumes de carga) em quatro pontos, a maioria no distrito agrícola do Rio do Ouro. A campanha tem a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio (Emater) e da Associação dos Revendedores de Agrotóxicos da Região Serrana Fluminense (Anasef).
"Apesar de ser lei devolver as embalagens vazias nas lojas que vendem o produto, estamos fazendo o recolhimento para evitar com que qualquer resíduo possa contaminar o lençol freático, os rios e lagoas", explicou o diretor de Agricultura, Luis Gustavo Ramos informando ainda que as embalagens recolhidas vão para Anasef, com sede em Nova Friburgo, para o descarte correto.
"Ao entregar a embalagem, o produtor vai assinar um comprovante de devolução, onde vai preencher ainda dados específicos, como nome, propriedade, estabelecimento onde adquiriu o produto, além de tipo e quantidade de embalagens entregues", completou o engenheiro agrônomo.
Se recicladas de forma errônea, as embalagens podem ser transformadas em mamadeiras, utensílios domésticos e ainda conterem moléculas contaminantes.
Publicidade
As embalagens poderão ser depositadas nos seguintes pontos: Centro de Produção e Propagação de Mudas e Sementes Melhorados (Cepam - antigo Cepta), na Cachoeira Grande; Associação dos Produtores Rurais da Vala Preta; Associação dos Produtores Rurais de Pau Grande e no Sítio do Oscar, em Conceição de Suruí.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.