Participantes aprenderam noções de prevenção e como utilizar um extintor BEA SILVA

Funcionários da sede da prefeitura de Mesquita passaram por palestra de combate a incêndio. Ação aconteceu na última quinta-feira, 14 de julho, no auditório Zelito Viana. Lá, eles aprenderam noções de prevenção e como utilizar um extintor.
Quem liderou a reunião foram os agentes da Defesa Civil Marlon e Márcio Araújo. Juntos, eles deram algumas instruções sobre como se portar em situações de incêndio, bem como práticas que podem acarretar em emergências e métodos de prevenção. “Sempre terminamos as nossas reuniões dizendo que é melhor termos uma equipe treinada e nunca utilizada, do que precisar e não tê-la”, disse Marlon, atual diretor de projetos.
Isso porque, entre tantos casos de incêndio noticiados pelos jornais, a boate Kiss se tornou um exemplo. “Se as pessoas tivessem sido treinadas e tivessem a informação correta, muitas vidas teriam sido poupadas”, acrescentou o Secretário Municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Rholmer Louzada. Os funcionários foram instruídos, portanto, sobre o triângulo de fogo; métodos de extinção de incêndio, bem como suas classes; acidentes domésticos; e tipos de extintores.
Funcionário da sede da prefeitura passam por palestra de combate a incêndio -  BEA SILVA
Funcionário da sede da prefeitura passam por palestra de combate a incêndio BEA SILVA
Rosimere Oliveira trabalha no Protocolo da prefeitura e participou, inclusive, como voluntária da ação. “Serviu como uma experiência para entender que sempre podemos aprender. Eu não sabia que tantas coisas poderiam causar incêndios, principalmente, dentro de casa. E, agora, eu até sei mexer em um extintor”, disse a funcionária.
A Defesa Civil lembra, ainda, da importância de conhecer os números de emergência. A SAMU, por exemplo, é acionada pelo 192. Já os bombeiros podem ser encontrados pelo 193 e a Defesa Civil, pelo 199.